Monitore o desabastecimento do silo

Por Thiago Fernandes Bernardes

Estamos atravessando um período do ano em que muitos produtores estão fazendo uso da silagem, etapa na qual chamamos de ‘desabastecimento do silo’. As etapas do processo de conservação que vão da colheita à vedação são consideradas importantes para que a massa possa se conservar de maneira adequada. Contudo, o desabastecimento é considerado como “um grande estresse” para a silagem, pois a mesma que estava em um ambiente anaeróbio (ausência de oxigênio) e estável, passa a ter contato com o ar.

No ar há presença de oxigênio e este elemento desencadeia a deterioração, tornando a silagem quente, escura e com presença de mofos. Sabendo que a exposição da silagem ao oxigênio é um problema a ser enfrentado, cabe ao produtor lançar mão de alternativas que possam monitorar se o desabastecimento do silo está sendo feito de forma correta.

Uma estratégia de manejo bastante simples e que pode auxiliar nesse processo é avaliar a taxa de retirada de silagem (avanço do painel). Calcular esta taxa é simples e de fundamental importância na propriedade. Nas condições de clima tropical, recomenda-se que a taxa seja, de no mínimo, 30 cm por dia, o que significa um avanço de 2 metros por semana. A figura abaixo mostra como a taxa de retirada pode ser monitorada em condições práticas.

Durante o desabastecimento, sinalize onde o painel se encontra hoje. Após sete dias meça o quanto o mesmo avançou. Repita este procedimento por duas a três vezes ao longo do desabastecimento e você terá a taxa média de retirada de silagem. Caso ela seja superior a 2 metros por semana é sinal que está adequado. Se a mesma for inferior a este valor, reavalie o dimensionamento do painel para os próximos anos, adequando a quantidade de silagem diária fornecida em relação à área do painel.

Outro modo de calcular a taxa de retirada é por meio da quantidade de silagem que se utiliza por dia em relação à área do painel (largura x altura). Como a retirada de silagem está relacionada com o número de animais e o consumo (kg) deles, o produtor que estiver desabastecendo 150 kg de silagem ou mais por m² evitará perdas por deterioração durante o fornecimento da silagem.

Produtor, não negligencie o manejo de desabastecimento do silo obedecendo aos critérios técnicos, pois silagem deteriorada leva a perdas econômicas, seja pelo descarte de alimento ou pela redução da produção dos animais.