Moradores do Vale do Araguaia recebem atendimentos gratuitos a partir desta semana

De 03 a 14 de dezembro, moradores de cinco municípios do extremo nordeste do Estado serão atendidos pela “Expedição Araguaia”, realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. Parceiro do programa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), disponibilizará uma unidade móvel de atendimento odontológico já com os devidos materiais de consumo.

A estrutura será utilizada por médicos dentistas cedidos pelas respectivas prefeituras. A previsão é que 30 pessoas sejam atendidas diariamente, a depender da complexidade dos procedimentos. Além dos atendimentos odontológicos, pelo Senar-MT também será ministrada a palestra “Saúde do homem e da mulher rural”, por instrutor credenciado junto à instituição.

O projeto prestará atendimentos à população de Santa Terezinha (distante 1.323 km de Cuiabá), Luciara (distante 1.176 km), São Félix do Araguaia (distante 1.149 km), Novo Santo Antônio (distante 1.074 km) e Cocalinho (distante 773 km).

Em 2019, a segunda etapa do Programa – que ocorreu nestes mesmos municípios – registrou mais de 26 mil atendimentos, doação de 4,6 toneladas de roupas, distribuição de duas mil mudas de plantas e celebração de 41 casamentos sociais.

Em razão da pandemia do coronavírus, em 2020 haverá apenas esta edição de dezembro, cumprindo as normas para prevenção à Covid-19.

Meta – Ao todo, o programa é realizado com o apoio de 60 parceiros. O objetivo é ofertar à população serviços de saúde, cidadania e justiça, como resolução de conflitos sociais, consultas médicas, oftalmológicas e odontológicas, além de estimular nos cidadãos a consciência ambiental.

Programação*

Quinta-feira (03.12) – Santa Terezinha

Sábado (05.12) – Luciara

Segunda-feira (07.12) e terça-feira (08.12) – São Félix do Araguaia

Sexta-feira (11.12) e sábado (12.12) – Novo Santo Antônio

Segunda-feira (14.12) e terça-feira (15.12) – Cocalinho

*Esta programação está sujeita à mudanças

Fonte: Senar-MT