Morre Fachinello, um dos grandes nomes da fruticultura brasileira

Faleceu nesta sexta-feira, 17/06/2016, na cidade de Pelotas-RS, o prof. Dr. José Carlos Fachinello.  Um dos mais produtivos pesquisadores de fruticultura brasileira do seu tempo, o prof. José Carlos Fachinello era Engenheiro Agrônomo e Mestre pela Universidade Federal de Pelotas, com doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pela Universidade de Bolonha, na Itália, e pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos da América. Atualmente era Professor Titular na área de fruticultura na Universidade Federal de Pelotas. Com mais de 200 artigos científicos publicados, o prof. Fachinello era autor de livros e capítulos de livros que são referências na Agronomia.  Além disso, orientou mais de 100 estudantes, sendo 51 mestrandos e 28 doutorandos.

Trajetória sempre esteve ligada à fruticultura

Graduado e mestre em Agronomia pela Ufpel- Universidade Federeal de Pelotas, José Carlos Fachinello teve sua carreira na academia dedicada ao ensino, à pesquisa e à formação de recursos humanos na área de fruticultura desde 1978, quando começou a ministrar disciplinas sobre a área na graduação e, depois, nos programas de pós-graduação da instituição localizada em Pelotas. Além disso, o docente também obteve títulos de pós-doutor na Itália e nos Estados Unidos. Participando de treinamentos no exterior sempre buscou novas técnicas para o desenvolvimento da fruticultura de clima temperado no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Em uma de suas viagens, a visita à Europa resultou na importação para o Brasil de equipamentos que usam infravermelho para avaliar a qualidade das frutas.  Entre suas tantas pesquisas desenvolvidas, destaque para estudos que resultaram em técnicas de produção de mudas de qualidade, no melhoramento genético de espécies, na criação de porta-enxertos, e na utilização de fitorreguladores na fruticultura.

Ele foi visto como um nome muito conhecido não só por sua pesquisa, mas também na formação de pessoas qualificadas na área. Ao todo, Fachinello orientou mais de 50 dissertações de mestrado e 30 teses de doutorado relacionadas às suas pesquisas.