Muitas mais nuvens do que chuva

A presença de uma frente fria na costa do Sudeste mantém o tempo instável em grande parte da região e também no Centro-oeste. Com isso, há possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas sobre essas regiões ao longo dessa quinta-feira. Contudo, essas chuvas que eventualmente ocorrerão serão de baixa intensidade e muito localizadas, principalmente no Mato Grosso, Goiás e cerrado mineiro. Além disso um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil será responsável pelas chuvas que irão ocorrer no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná entre hoje e manhã. Contudo, a partir dessa sexta-feira o tempo já começa a abrir e o final de semana será de tempo aberto e baixíssima possibilidade de ocorrência de chuvas. No Matopiba, chuvas estão sendo previstas para o norte do Tocantins, Maranhão e oeste do Piauí, além de todo o Pará.

                Esse chove e não molha em várias regiões está mantendo as condições bastante desfavoráveis ao milho safrinha, feijão e demais culturas de 2ª safra. Onde as perdas em muitas propriedades já ultrapassam os 50%. E mesmo com previsão de chuvas para as áreas cafeeiras e canavieiras do Centro-Sul, a colheita avança a passos largos, já que essas estão ocorrendo de forma irregular e, portanto, não são todas as regiões que estão sendo afetadas. Por outro lado, as chuvas ocorridas essa semana, mesmo que irregulares, no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e em Minas Gerais beneficiou muitas lavouras de grãos, hortaliças e perenes, como café, cana de açúcar, laranja e pastagens.

                E para os próximos dias a tendência é que as chuvas mais volumosas e em maior abrangência continuem ocorrendo sobre os Estados da região Sul, bem como São Paulo e Mato Grosso do Sul. Onde eventualmente poderá vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas sobre Minas Gerais, Goiás e até mesmo no Mato Grosso. Porém, nesses últimos Estados, elas continuarão sendo muito irregulares. Sorte para quem for atingido.

image001 image002 image003 image004

Por: Marco Antonio