Não existe mais lugar para amadorismo na suinocultura

Porangatu
“Não existe mais lugar para amadorismo na suinocultura”
A afirmação é do presidente da Comissão de Suinocultura da Faeg e da CNA, Iuri Pinheiro. Ele será um dos palestrantes da Expopec 2018, evento que será realizado de 22 a 25 de março, em Porangatu (GO)

A suinocultura possui grande potencial de crescimento em Goiás, mas para avançar é preciso que o produtor fique atento ao mercado de grãos. Segundo Iuri Pinheiro Machado, presidente da Comissão de Suinocultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), 70% dos custos de produção estão relacionados à alimentação dos animais. No dia 24 de março, das 8h40 às 9h20, Iuri vai ministrar palestra sobre o tema na 3ª edição da Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária (Expopec), em Porangatu (GO).

De acordo com ele, a intenção é mostrar a situação da suinocultura no Brasil e em Goiás e quais as características e peculiaridades da atividade para quem pretende investir nela. “O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de suínos no mundo e Goiás e o sétimo estado produtor e quarto exportador. A carne suína ainda é relativamente pouco consumida em relação a outras carnes no nosso país e tem grande potencial de crescimento, não somente pela qualidade e sabor, mas também pelo preço competitivo, fruto da eficiência de produção que alcançamos”, ressalta.

Avanços e desafios
Iuri explica que houve avanços no setor nos últimos anos, principalmente com a desmistificação da carne. “A derrubada de preconceitos infundados tem sido um dos maiores avanços na melhoria do mercado da carne suína. A produtividade dos rebanhos também experimentou um grande salto na última década. Não existe mais lugar para amadorismo na atividade. O produtor tem que se profissionalizar e isto inclui planejamento estratégico especialmente na aquisição de insumos, como milho e farelo de soja”, enfatiza.

O presidente da Comissão da Faeg e CNA reforça que os produtores, por meio de associações e cooperativas e com o apoio da Federação, têm se organizado exatamente para buscar melhorias nas condições de produção e comercialização. “Isso tanto na melhor eficiência de produção ou mesmo no desenvolvimento do varejo, com oferecimento de cortes práticos e atrativos ao consumidor”, diz.

Mas o palestrante afirma que são grandes os desafios, especialmente no que diz respeito ao acesso ao crédito. “Ainda é o principal gargalo. É uma atividade de ciclo relativamente longo que exige alto investimento em instalações e capital de giro. Sem incentivos específicos são poucos os produtores que entram na atividade”, ressalta.

Destaque
Goiás possui duas suinoculturas diferentes, informa Iuri. De acordo com ele, uma maior representa mais de 70% do rebanho do estado, que é a integrada a BRF, na região de Rio Verde. “A outra suinocultura, independente, tem crescido e mudado seu perfil nos últimos anos para produtores com maiores escalas e perfil mais empresarial que no passado recente. Goiás não é autossuficiente em produção de carne suína e, em torno de 40% da carne in natura consumida no estado vem de fora, principalmente do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ou seja, há muito mercado a ser conquistado”, revela.

Expopec 2018
A novidade deste ano da Expopec 2018 é que a exposição terá espaço para a parte de aves também. O evento, considerado um dos principais do Centro-Oeste voltado para a cadeia produtiva da carne, tem o objetivo de divulgar e apresentar as tecnologias direcionadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, de aves, ovina/caprina e suína, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. Para a edição de 2018, a expectativa é receber mais de 20 mil pessoas e superar os R$ 50 milhões em volume de negócios. A realização é da Faeg, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e do Sindicato Rural (SR) de Porangatu.

Estão previstas palestras com renomados especialistas, técnicos e pesquisadores do segmento de pecuária no Brasil. Também vão ser realizadas oficinas e demonstrações, vitrine da carne, espaço para negócios, feiras de touros, exposição de animais, shopping de cavalos, capacitações, festival gastronômico e outras atividades. O público poderá conferir ainda o lançamento e a demonstração de novos produtos, equipamentos, máquinas e serviços.

Ficha Técnica
3ª Expopec
Data: 22 a 25 de março de 2018 (quinta a domingo)
Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’
Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)

Fonte: Voltz Comunicação – apoio de assessoria de imprensa da Expopec

Foto: Arquivo FAEG