Nematoides são lançados com sucesso no espaço

A Pheronym, empresa de controle de pragas da bio-ag-tech, anunciou que seu primeiro experimento de controle biológico agrícola com nematóides benéficos no espaço foi realizado com sucesso. A próxima leva já está a caminho ao Laboratório Nacional dos Estados Unidos da Estação Espacial Internacional (ISS).

A pesquisa é patrocinada pelo Laboratório Nacional da ISS, que faz parceria com a NASA para utilizar a alocação de pesquisa a bordo do laboratório em órbita. Uma vez a bordo da estação espacial, o projeto em si será conduzido dentro do NanoLab de um NanoRacks. O NanoRacks, um parceiro de instalações de hardware com fins lucrativos que apoia a pesquisa na estação espacial, gerenciará a manifestação, revisão de segurança da NASA, integração, logística de lançamento e operações em órbita. Tudo isso será feito em coordenação e sob a alocação de voo do ISS National Lab.

“Para que a agricultura funcione no espaço, precisamos ter metodologias sustentáveis e não tóxicas para o controle de pragas”, disse o Dr. David Shapiro-Ilan, diretor do projeto e entomologista de pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). “A abordagem comprovada da Pheronym à biorremediação tem grande promessa de ser uma parte importante dessa solução e avança nossa compreensão fundamental do parasitismo e patogênese”, completa.

“É o sonho de um cientista que se tornou realidade”, disse Fatma Kaplan, diretora de projetos e CEO da Pheronym. “Agradecemos ao USDA, à NASA e à ISS pelo privilégio e oportunidade de avançar nossa ciência em benefício da agricultura em nosso planeta e além”, conclui ela.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems