Nota de apoio à paralisação dos transportadores de grãos

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) vem a público manifestar o seu apoio à paralisação das atividades promovida pelos profissionais da área de transportes de cargas de todo país em virtude dos constantes aumentos no preço do óleo diesel.

A entidade reconhece que os recentes reajustes anunciados pelo governo federal inviabilizam todo o setor de transportes de cargas, trazendo prejuízos diretos também para o produtor de soja.

O aumento no preço do principal insumo utilizado tanto no transporte quanto nas atividades de plantio e colheita de grãos representa uma ameaça ao equilíbrio econômico dos sojicultores.

De acordo com o levantamento feito pela Aprosoja Brasil junto a produtores de diversos estados, o impacto do aumento do diesel pode superar os R$ 3 bilhões nos últimos 90 dias quando se leva em consideração o custo deste insumo por hectare cultivado.

A alta do diesel também traz impacto indireto à toda cadeia produtiva da soja, tenho em vista que o custo com transporte do grão representa cerca de 30% do preço final pago aos produtores rurais quando estes comercializam seus grãos diretamente nos portos do país.

A prática por parte do governo federal de promover reajustes nos combustíveis tem se tornado insustentável ao setor agropecuário tendo em vista que soja e milho são a base de toda cadeia responsável pela produção de carnes, leite e ovos no Brasil.

Aprosoja Brasil