Nova Mutum realiza primeiro estradeiro municipal do ano

Os representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e do Sindicato Rural de Nova Mutum realizam nesta sexta-feira (20) a primeira etapa do Estradeiro municipal de 2016. No total, o grupo percorrerá cerca de 300 quilômetros.
Este é o segundo ano que Nova Mutum recebe o Estradeiro, divido em duas etapas e com o objetivo de percorrer estradas vicinais para verificar a situação das mesmas. “Como o município é grande e são diversos os trechos a serem percorridos, sentimos a necessidade de dividi-lo. Vamos passar por locais considerados fundamentais para o escoamento dos grão da Região”, explica o delegado coordenador de Nova Mutum, César Martins.
 Além de representantes do agronegócio, foram convidados a participar da caravana o prefeito, o secretário municipal de Infraestrutura de Nova Mutum e o Conselho de Infraestrutura e Logística da cidade.
 “No ano passado eles estiveram presentes e esperamos que também estejam desta vez. Um diferencial, em relação a 2015, é que convidamos a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para participar. A princípio parece não ter nada a ver, mas quem compra no comércio, também se desloca por essas estradas”, afirma Martins.
 Avanços – A ideia de levar o poder público aos Estradeiros municipais é tanto em mostrar os problemas das rodovias  in loco como também cobrar soluções posteriormente. De cada viagem, a Aprosoja e o Sindicato Rural produzem relatórios, onde são indicados os trechos mais preocupantes.
 “A principal conquista do Estradeiro do ano passado é que conseguimos colocar em prática o Conselho de Infraestrutura e Logística, que está opinando e ajudando na destinação dos recursos do Fethab. Além disso, posso dizer que os problemas apontados no nosso relatório, como pontes em condições precárias, falta de cascalho ou vegetação fechando as estradas, foram 70% solucionados, um índice positivo”, completa o delegado coordenador.
Fonte: Ascom Aprosoja