O Corpo de Bombeiros faz surpresa a filha de funcionário do Sindicato Rural de Rio Verde

O Corpo de Bombeiros Militar de Rio Verde realizou, na semana passada, o sonho da pequena Maria Vitória Ferreira Silva, filha da funcionária do Sindicato Rural, Fabiana Ferreira, que era o de conhecer o projeto Bombeiro Mirim e passar uma tarde com as crianças do programa.

Uma viatura dos Bombeiros foi até a instituição buscar Maria Vitória, que não aguentou a emoção ao entrar na viatura. “Eu faço tudo pelos Bombeiros e quando crescer quero ser capitã”, disse.
A garota foi recepcionada no batalhão pela turma dos bombeiros mirins, sob o comando do Capitão Eduardo Monteiro, a soldado Camila Silva Campos Carrijo e a aspirante a oficial Thayssa Souza Ramos.
Durante toda a tarde, Maria Vitória desenvolveu atividades diferenciadas, desde aprender o hino do bombeiro mirim até natação.
De acordo com a instrutora, soldado Camila Silva Campos Carrijo, o principal objetivo do bombeiro mirim é trabalhar com crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade e em trabalho informal,  proporcionando aos jovens condições que os auxiliem a abandonar maus hábitos e substituí-los por maneiras saudáveis e disciplinares. “O projeto é um apoio e trabalhamos com as crianças as noções básicas das disciplinas dos bombeiros, claro que com adaptações”, explica Carrijo.
O projeto tem como conteúdos programáticos: primeiros socorros, salvamento aquático, salvamento em altura, teoria de incêndio, ordem unida, ética, cidadania, higienização e atividades como natação, capoeira, karatê e prevenção ao uso de drogas.
Em Rio Verde, para participar do projeto a criança tem que ter entre 10 e 12 anos e estar matriculada no PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Os responsáveis pelo projeto municipal são o tenente-coronel Cléber Cândido de Oliveira, que é o diretor do programa e comandante do 4º Batalhão; o coordenador, Sargento Bymael Vieira dos Santos e a instrutora soldado Camila Silva Campos Carrijo.
De acordo com Fabiana Ferreira, mãe da Maria Vitória, quando ela era bem pequenininha sempre falava que queria ser bombeira, então, no final do ano passado escreveu uma carta ao Capitão Eduardo Monteiro pedindo a realização do sonho da sua filha, de passar o dia na instituição como Bombeira Mirim e ele atendeu o pedido. “Fiquei muito feliz e satisfeita, sei que é um pequeno sonho de uma criança, mas para ela, um sonho realizado, gostaria de agradecer a todos, em especial ao corpo de bombeiros e ao sindicato rural”, conclui.

Por: Fabiana Sommer