OIC: preço do café atinge máxima em 4 meses em agosto, mas perde fôlego com mercado abastecido

Os preços internacionais do café atingiram em agosto a máxima dos últimos quatro meses, mas depois perderam a força ao longo do mês com a percepção de que o mercado está bem fornecido. Esta foi a principal avaliação da Organização Internacional do Café (OIC), com sede em Londres, no seu relatório mensal sobre o mês passado, divulgado há pouco. O resultado desses movimentos ao longo de agosto, de acordo com a instituição, foi de uma elevação de 0,8% da média mensal do preço do café, para 128,24 cents/lb. A entidade também destacou que as perspectivas para a safra 2017/18, no Vietnã, e para a safra 2018/19, no Brasil, são “bastante positivas”.

De acordo com a Organização, o indicador composto da OIC chegou a atingir rapidamente o valor de 135 centavos de dólar por libra-peso (cents/lb), mas logo depois voltou ao nível verificado em junho. O relatório destaca que o movimento ocorreu em meio à continuidade dos níveis altos de exportação do atual ano cafeeiro, que já registra um avanço acumulado de 5,9% na comparação anual, com os países importadores registrando estoques elevados.

Foi em 8 de agosto, conforme a instituição, que os preços do café atingiram o pico de alta no mês passado, quando chegaram a ser comercializados a 135,23 cents. Na sequência, porém, começaram a apresentar um enfraquecimento “significativo”, atingindo 122,59 cents/lb no dia 24. “A última semana do mês foi caracterizada por um movimento lateral, à medida que o indicador de preço fechou em 31 de agosto apenas marginalmente maior (do que em julho), a 123,45 centavos de dólar por libra-peso”, mencionou a OIC.

Os indicadores por grupo mostraram tendências opostas em agosto, conforme e entidade. Os três grupos de arábica registraram aumentos dos preços médios: suaves colombianos (1,7%), outros suaves (0,1%) e brasileiros (2,1%). Por outro lado, enfatizou o relatório, o tipo robusta seguiu uma tendência descendente constante, fazendo com que a média mensal dos preços para o grupo ficasse 1,9% menor no mês passado do que em julho.

A arbitragem média em agosto entre os mercados de Londres e de Nova York teve alta de 8,9% em agosto, para 43,22 cents/lb. Já o índice de volatilidade intraday do preço do indicador composto da OIC caiu 0,9 pontos percentuais, para 6,6%.

Por Célia Froufe – correspondente em Londres
Fonte: BroadcastAgro