Orgânicos poderão suprir demanda global

A demanda global de alimentos poderá ser suprida com os alimentos orgânicos, caso a tendência atual de diversas empresas multinacionais como Nestlé, Danone, Unilever, entre outras, de adotar esse tipo de alimento se confirme no futuro. Foi isso que afirmou Fábio Ramos, diretor da Agrosuisse e especialista em orgânicos.

Segundo ele, “é fácil avaliar pela preocupação desses grandes grupos que apoiam os orgânicos a possibilidade de ampliar a oferta”. Em declaração no podcast da revista Animal Business Brasil, o consultor afirma que “é preciso vontade política por parte dos empresários para o desenvolvimento de tecnologias baseadas nos princípios da agroecologia”. Dessa forma, conclui Ramos, “seria possível atender à demanda de alimentos no mundo com os produtos orgânicos”.

“É perfeitamente factível tecnicamente e comercialmente. Em termos de mercado, é o que o consumidor deseja”, acrescenta o especialista, lembrando que hoje em dia há uma tendência de consumo focada nos alimentos mais saudáveis e sustentáveis, e com maior qualidade.

Além disso, o especialista em orgânicos também informou que a “falta direcionamento estratégico nas políticas públicas e a falta de ética sócio-ambiental e de saúde pública nas empresas privadas que muitas vezes conduzem o modelo de produção de alimentos”.

“Tudo vai depender da escolha do modelo tecnológico a ser seguido. Assim como eu, a FAO  (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) também direciona toda a sua produção de alimento para modelos sustentáveis. Gostaria que houvesse mais esforços nessa direção por parte dos responsáveis por políticas públicas e privadas no Brasil”, conclui.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: DP Pixabay