Países importadores de ovos comerciais em 2015

As exportações de ovos comerciais começaram o primeiro bimestre com desempenho superior a 42% sobre o embarcado no mesmo período do ano passado.

O grande importador continua sendo os Emirados Árabes Unidos adquirindo 84,41% das exportações brasileiras. É significativo o aumento em relação ao ano passado: 51,40%.

Angola continua reduzindo suas importações de ovos e, por ora, representa somente 5,84% do volume exportado. No primeiro bimestre de 2012 representava 40% importando volume superior a 36 milhões. Congo permanece em terceiro lugar, mas reduziu quase ¼ o volume adquirido e responde por apenas 3,90% da exportação. Ano passado, nesse período, respondia por 7,38%.

A Bolívia importou volume pouco inferior ao do ano passado e representa 2,36% dos embarques. Mas a ampliação dos embarques teve a contribuição de Hong Kong que iniciou a compra do produto brasileiro em dezembro passado, do Japão que também ampliou sua importação e, ainda, a entrada de Serra Leoa como novidade no rol de países importadores do produto brasileiro.

Com a estagnação atual do consumo, a abertura de novos mercados e, também, a ampliação dos já conquistados, é uma das alternativas para dar maior equilíbrio ao setor de ovos.

Por: Avisite