Paraguai se mostra como um dos destinos agrícolas mais atrativos da América Latina para investidores

O panorama global da última década fez com que muitos investidores vissem o grande potencial dos campos do Paraguai. Localização geográfica, temperaturas, chuvas e uma grande oferta de terras novas e férteis, além de uma política econômica estável e pujante em relação ao setor transformaram o país no destino latino-americano preferido para os negócios agrícolas e pecuários.

Foi por esse motivo que começaram a ser criadas organizações de investidores que se unem para desenvolver empreendimentos em conjunto, começando desde a compra da terra. Com oportunidades à vista e uma demanda crescente de interessados em apostar no Paraguai, surgiram também muitas empresas com o know how necessário para garantir o êxito, como aponta o site argentino Infocampo.com.ar.

O site cita o exemplo da empresa Latam Farms, composta por argentinos especialistas e conhecedores do campo e de sua exploração. Atualmente, eles oferecem um fundo de investimento para transformar campos pouco produtivos do Chaco Paraguaio em pastagens de alta qualidade, que servem para a pecuária – casualmente – em um dos países exportadores de carne mais competitivos do mundo.

O retorno sobre o investimento (ROI), neste caso, vem em primeira medida por conta da valorização da terra no momento de venda e, logo depois, pela margem operativa.

O que é possível destacar neste momento é que diferentes negócios operam debaixo da mesma premissa, para diversificar o capital e investir em grupo.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Infocampo.com.ar