Pecuária aumenta investimento para aproveitar resíduo do gado na produção de fertilizantes e geração de energia

Em palestra na Campo Grande Expo, que se encerra nesta sexta (20), em Campo Grande/MS, consultor ressaltou o aproveitamento vem se espalhando por todas as principais regiões produtores

O reaproveitamento de dejetos da pecuária brasileira tem crescido significativamente em várias regiões do país. Diversos produtores investem cada vez mais em sistemas de coleta e processamento de dejetos, com vistas a produzir biofertilizantes ou na geração de gás.  “Um exemplo é a grande adesão ao sistema de Compost Barn, um barracão que abriga os animais, mas que, ao mesmo tempo, serve para fazer a compostagem dos dejetos que são depositados sobre uma camada de serragem de madeira”, explicou Cleandro Pazinato Dias, veterinário e consultor durante palestra proferida nesta quinta-feira (19) na Campo Grande Expo.

O palestrante lembra que uma vaca leiteira, com peso na casa de 450 kg, gera aproximadamente 50kg de dejetos por dia, e ressalta as várias opções que o pecuarista tem para transformar um problema para sua propriedade e para o ambiente, que são os dejetos, numa oportunidade de reduzir custo com compra de fertilizantes ou até gerar energia para consumo em sua propriedade. “Hoje, ele tem muitas maneiras de transformar em dinheiro o que normalmente é jogado fora”, afirmou.

Dias também mencionou vários exemplos espalhados pelo país de produtores que estão gerando energia elétrica a partir do biogás produzido a partir dos resíduos e até de alguns pecuaristas, com grande rebanho, que estão até gerando energia excedente, vendidas para outros produtores por meio de um acordo com a concessionária de energia local. “Tem também os casos daqueles pecuaristas que produzem biofertilizantes para seu próprio consumo ou para revender aos seus vizinhos. Há uma demanda forte por parte de produtores de hortaliças, principalmente”, comentou o consultor.

Em outra parte de sua palestra Tecnologia de Produção Mais Limpa na Pecuária Intensiva, o consultor destacou ainda a crescente utilização de sistemas de captação da água da chuva para uso na limpeza e manutenção das instalações onde o gado fica. Informando que uma vaca que produz, diariamente, uma média de 36 litros de leite pode demandar entre 114 e 136 litros de água por dia, o palestrante comentou que muitos pecuaristas estão investindo na construção de telhados próprios para fazer essa captação. Segundo ele, um metro quadrado de telhado pode coletar um litro de água, considerando uma chuva de 1 milímetro.

De acordo com Dias, vários projetos de captação de água de chuva em Santa Catarina avançam inclusive com a construção de cisternas para armazenamento da água que, precisa passar por um processo de filtragem antes de ser utilizada, além de ser obrigatório o descarte da primeira chuva, aquela que limpa os telhados. O palestrante também detalhou outras formas de uso racional de água, energia e também na forma de alimentar os animais para se ter um manejo mais limpo e menos prejudicial ao ambiente.

Campo Grande Expo, que reúne, numa área total de 20 mil m2, 80 marcas e tem previsão de atrair um público de milhares de visitantes, prossegue  até a próxima sexta-feira, dia 20, das 8h às 20h30, no Terra Nova Eventos(Rod MS 080, Sn, Quadra: 0 Area; Lote: 0A2 – B) em Campo Grande/MS.

ACOMPANHE A SEGUIR A PROGRAMAÇÃO PARA SEXTA-FEIRA- 20 DE JULHO

20 de julho

Especial Plano Safra
14h – O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Evandro Narciso de Lima e o gerente de Agronegócios da Caixa no MS, Everton Ferreira, divulgam as diretrizes do Plano Safra 2018/2019.  (Local: ao lado do quiosque de credenciamento da feira)

Dia da lavoura

  • Dinâmica de Campo

11h – GERMIPASTO

Demonstração de regulagem e precisão da semeadora VC-TEC (pista de Test Drive de máquinas)

11h30 – Test Drive Trator New Holland com agricultura de precisão e piloto automático, tecnologia de GPS e sinal (pista de Test Drive de máquinas)

14h – MCHALE

Demonstração dos equipamentos MCHale para produção de feno, palha e pré secado (pasto no fundo da feira, acesso estrada atrás do Tatersal)

16h – GERMIPASTO

Demonstração de regulagem e precisão da semeadora VC-TEC (pista de Test Drive de máquinas)

  • Sala 1

Seminário Expansão Agrícola em Campo Grande e região: Potencial, Desafios e Oportunidades – Realização Fundação MS

8h – Palestra 1: Sistema de Produção para Soja em Campo Grande e Região. Dr. Alex Marcel Melotto (diretor-executivo e pesquisador da Fundação MS);
9h – Palestra 2: Correção da Fertilidade do Solo para a Produção de Soja e Pastagens. Dr Douglas de Castilho Gitti (pesquisador da Fundação MS)
10h – Palestra 3: Posicionamento de Cultivares de Soja em Áreas de Abertura. Dr. André Ricardo Bezerra (pesquisador da Fundação MS)
11h – Perguntas e Encerramento

1º Seminário Agricultura Sustentável]

13h30 – Abertura – Engenheiro agron. Rogério Gilberto Zart;
14h – Uma Nova Agricultura – Fundamentos Técnicos com Carlos Pitol, engenheiro agrônomo, pesquisador e consultor;

15h – Vida no solo e funções no agrossistema, com Gleyciano Araújo Vasconcelos, engenheiro agrônomo e produtor rural;

16h – Remineralizadores de Solo – Pó de rochas com Antônio Alexandre Bisão, engenheiro agrônomo, PHD em produção vegetal e microbiologia de solo;

Moderador: João Pedro Cuti Dias, engenheiro agrônomo

17h – Casos de Resultados
Eng. Agron. Marcone Beta – Consultor Agropecuário:
Eng. Agron. Felipe Loeff – Produtor Rural de Chapadão do Sul;
Eng. Agron. Cleber Beretta – Assist. Técnico da Fazenda Aracoara / Cutrale

  • Sala 2

Mini Curso ILPF – Realização Embrapa Gado de Corte
8h – Componentes Solos – Dr. Eduardo Macedo;
9h – Componente Pastagens – Dr Roberto Giolo;
10h – Componente florestal – Dr. Vanderley Porfírio;
13h – Componentes Culturais – Dr Ademir Hugo Zimmer;
14h – Componente animal – Dra Fabiana Villa;
15h – Componente socioeconômico – Dra Mariana Pereira;

  • Tatersal

8h – Agricultura de Precisão – Senar/MS (Turma 1);
4h – Agricultura de Precisão – Senar-MS (Turma 2);
19h – Leilão Brangus Integração Prime – 40 touros brangus e 60 matrizes Brangus prenha, 600 machos e fêmeas – Leiloeira MS Leilões Rurais.

Mais informações:

CAMPO GRANDE EXPO  

Data: 16 a 20 de julho de 2018

Local: Terra Nova Eventos (Rod Ms 080, Sn, Quadra: 0 Area; Lote: 0A2 – B)

Horário: das 8h às 20h30

www.campograndeexpo.com.br

Fonte: Mecânica Comunicação