Pecuária: uso de suplementação mineral e vitamínica injetável auxilia para melhores índices de concepção e prenhez

Estudos serão apresentados na reunião Anual da Sociedade Brasileira de Embriões (SBTE) e mostram os efeitos positivos nas taxas de fertilidade em programas de FIV e IATF

O uso de suplementação injetável composta por minerais e vitaminas pode auxiliar o produtor a compor um protocolo reprodutivo eficiente e trazer melhores índices das taxas de concepção e prenhez. A constatação foi feita por meio de cinco novos estudos realizados com o Kit Adaptador® Min e Vit, da Biogénesis Bagó, uma das líderes na América Latina na produção de soluções para a saúde animal. Os resultados completos dos trabalhos serão apresentados durante a XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE), na Ilha de Comandatuba (BA).

“Este ano, o foco dos trabalhos foi com o Kit Adaptador® Min e Vit, suplemento mineral e vitamínico injetável que combate o estresse oxidativo nos bovinos. A Biogénesis Bagó busca demonstrar o quanto a suplementação injetável utilizada no momento correto pode auxiliar o profissional de campo a compor os protocolos, não apenas com produtos de linha hormonal, mas também com as ferramentas disponíveis, que influenciam diretamente nos resultados de reprodução”, ressalta João Paulo Lollato, coordenador de Serviços Técnicos da Biogénesis Bagó.

“Estamos focando cada vez mais em produtos que auxiliam o profissional de campo a aperfeiçoar seus trabalhos e conquistar maior efetividade nos índices reprodutivos. A participação de pesquisadores e cientistas na execução dos estudos endossa a confiança nos resultados alcançados”, completa.

Entre os trabalhos que serão apresentados está o conduzido pelo médico-veterinário Gustavo Castro Magalhães Mabub Muanis que trata sobre os “efeitos da suplementação mineral e vitamínica injetável na fertilidade de receptoras de embriões”. O estudo foi feito com 544 animais, que foram separados aleatoriamente em lotes durante os protocolos de transferência de embriões em tempo fixo (TETF).  “O resultado mostrou que houve diferença significativa entre as taxas de concepção e prenhez dos lotes tratados com Kit Adaptador® Min e Vit, o que demonstra que o uso de suplementação mineral injetável estratégica possui efeito benéfico nos protocolos de TETF de  vacas e novilhas Nelore, independente do escore de corporal dos animais”, explica.

Num estudo comparativo, que avaliou dois grupos de vacas Nelores doadoras de oócitos, o Kit Adaptador® Min e Vit também saiu à frente de um similar do mercado. “Concluiu-se que a suplementação mineral e vitamínica estratégica em doadoras da raça Nelore melhora a qualidade e aumenta a eficiência nos programas de FIV. Sendo que dos produtos testados, o Kit Adaptador® Min e Vit da Biogénesis Bagó foi o mais eficiente”, afirma Reuel Gonçalves, médico-veterinário e gerente de Serviços Técnicos da Biogénesis Bagó.

Novidade: Pluset® é exclusividade da Biogénesis Bagó

Além dos trabalhos com os suplementos injetáveis, o laboratório levará ao evento informações sobre o uso estratégico do Gonaxal – um análogo do GnRH, em protocolos de IATF e TETF – e apresenta também uma novidade em seu portfólio de produtos utilizados nos protocolos reprodutivos: o Pluset®. O produto, que a partir de agora é comercializado com exclusividade no Brasil pela Biogénesis Bagó, é um indutor de superovulação e fonte de complementação de hormônio folículo estimulante (FSH) nos casos de carência ou necessidade.

“Esta superovulação é provocada para se obter vários óvulos, os quais, uma vez fertilizados (embriões), serão extraídos desta fêmea e transferidos para outras para desenvolver a gestação (transferência de embriões)”, explica Lolatto.

Sobre a Biogénesis Bagó

A Biogénesis Bagó é uma empresa líder nos principais mercados da América Latina, com projeção global, e comprometida com o desenvolvimento de soluções para a saúde e sustentabilidade da produção pecuária por meio da biotecnologia. Em 2014, 2016 e 2018 foi nomeada pela revista inglesa Animal Pharm como a melhor empresa de saúde animal da América Latina.

A empresa desenvolve e comercializa produtos veterinários criados para garantir a saúde e melhorar a produtividade dos rebanhos bovinos de carne e leite. Conta com um portfólio de mais de 70 produtos e 650 registros em distintos países.

Fonte: Attuale Comunicação

Crédito: O Presente Rural