Plano Safra de verdade só com governo Temer?

A divulgação do Plano Safra da Agricultura Empresarial, antecipada em mais de um mês do tradicional período de lançamento, vai ser revelada nesta quarta-feira, em Brasília. O tema segue dividindo opiniões no setor. Há quem diga que os dados de amanhã não terão valor e que será preciso um novo plano do governo Temer. Mas, há também quem defenda que se boas medidas forem anunciadas elas deverão vigorar.

A Associação Brasileira do Agronegócio estará representada na cerimônia de divulgação em Brasília. Segundo Luis Cornacchioni, diretor executivo da ABAG, o momento atual exige prudência do setor para acompanhar o anúncio. “Vamos esperar para ver. Está tudo meio confuso. Não tem sinalização de nada”, aponta.

Já o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Gustavo Junqueira, diz que não há como saber o que esperar dos anúncios do Plano Safra do governo atual.

“O que tenho visto é um monte de medidas irresponsáveis de um governo sem dinheiro e sem responsabilidade. Não sei a característica do Plano Safra já que as entidades não foram consultadas. Se for bom perfeito, se não for tem que revisar”, antecipa Junqueira.

Na esfera do mercado, analistas se referem à divulgação do Plano Safra com pouco crédito ao anúncio. A avaliação do consultor Carlos Cogo é que os dados servirão apenas de referência para um cenário possível.

“O assunto vai ter pouco valor. As entidades de classe já se posicionaram dizendo que o que vai ser anunciado poderá ser tudo revisado em caso de impeachment. Plano de safra de verdade só com o novo governo”, enfatizou o diretor da Carlos Cogo Consultoria Agronômica.

O Plano Safra “de verdade” virá só com governo Temer? A pergunta terá mais elementos para ser respondida com precisão só depois de um Plano Safra da ainda presidente Dilma. Esperar para ver.

Por: Kellen Severo