Plataforma Propósito.com.vc quer facilitar acesso a produtos com impacto social e ambiental

Categoria Geral - 4 de abril de 2021

Por meio de curadoria, site oferece descontos em itens como a Bolsa Térmica Natural da Mercur, artesanato Baniwa e roupas produzidas por pessoas em processo de ressocialização

Quando quiseram presentear um amigo com um produto que tivesse um propósito verdadeiro com consciência social e ambiental, Ricardo Mastroti e Mauro Palacios, perceberam que a tarefa não era fácil. Existem centenas de projetos e empresas espalhados pelo Brasil que os produzem, porém não havia um lugar que os reunisse e mostrassem seus diferenciais. Foi daí que surgiu a plataforma de curadoria proposito.com.vc. Lançada ao final de 2020, a iniciativa reúne e oferece descontos em itens feitos por indígenas, negócios sociais e empresas, como a Mercur.

A curadoria dos parceiros e produtos é realizada pelos sócios que têm uma série de conversas com as empresas e negócios antes de os incluírem no site. Por meio dessa proximidade, eles pretendem garantir que só produtos com propósitos e preocupações sociais e ambientais verdadeiras estejam disponíveis. Os itens podem ser pesquisados por categoria de produto ou pelo impacto que tem na sociedade, como redução da pegada ecológica, inclusão social, ressocialização, agricultura urbana, economia circular, geração de renda, negócio social, valorização da arte, cultura e saberes locais, entre outras.

“Nosso principal diferencial é a curadoria. Queremos reunir ali apenas produtos que tenham um propósito verdadeiro, que ajudem a construir um mundo melhor. E nosso objetivo, neste momento, não é ganhar dinheiro, mas sim, ser uma ponte entre essas iniciativas e potenciais consumidores” explica Mastroti que já atuava há alguns anos em empresas e com consultorias relacionadas à sustentabilidade. Já seu sócio, Palacios, é especialista em marketing digital. A união desses dois conhecimentos ajudou a iniciativa ser viabilizada em poucos meses com o lançamento antes do natal de 2020.

Entre as empresas e projetos já selecionados estão Jungle Joy – de venda de produtos amazônicos e indígenas, Pano Social – que trabalha com a inclusão de ex-detentos no mercado de trabalho, Insecta – que produz itens em tecidos ecológicos, entre outras iniciativas. Uma delas é a Mercur, indústria que atua nas áreas de saúde e educação, e teve alguns de seus produtos selecionados: a Bolsa Térmica Natural e os recursos de Tecnologia Assistiva, representados através dos Facilitadores de Atividades de Vida Diária (AVDs).

O primeiro é uma alternativa para a aplicação de frio e calor com fins terapêuticos feita de materiais 100% renováveis, fruto de um processo de cocriação com alta preocupação social e ambiental. Seu tecido é composto por algodão orgânico e agroflorestal produzido pela Justa Trama. Internamente a Bolsa contém caroços de açaí produzidos por agricultores familiares e agroecológicos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Representando 70% da fruta, eles eram descartados após o despolpe e agora se tornaram uma nova fonte de renda para as famílias.

Já os itens de Tecnologia Assistiva possibilitam às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a capacidade de segurar objetos e recuperarem ou desenvolverem sua autonomia para uma série de atividades. “Ao longo dos últimos anos a Mercur vem desenvolvendo uma rede de contatos muito rica e a Propósito.com.vc é uma dessas conexões. “Somos duas empresas com valores e afinidades em comum e, por meio dessa plataforma, vamos nos conectar com pessoas que desejam consumir produtos que têm preocupação com seus impactos sociais e ambientais”, afirma Alexandre Henkes, Coordenador de Vendas da Mercur.

Fonte: Engaje!


Outras Notícias