PNAT atinge marca de 100 mil doses distribuídas

O PNAT – Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens, uma de ações de mais sucesso do portfólio da ABCZ, está comemorando uma marca histórica: 100 mil doses de sêmen distribuídas gratuitamente. O material genético, coletado dos reprodutores classificados no programa, tem contribuído para o avanço do rebanho zebuíno PO nacional.

” Estamos muito felizes. É uma marca importante que reforça a força da genética melhoradora, através do PNAT. Além disso, com certeza, vai impulsionar ainda mais a edição 2020 do Programa, que começará no próximo mês”, comemora o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.

“Ao todo, 671 rebanhos colaboradores nas cinco regiões do Brasil receberam o material genético e puderam ser beneficiados com o melhoramento proporcionado por esses touros jovens, realmente superiores. As doses de sêmen são de 145 reprodutores diferentes – das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã – , classificados durante essas 10 edições do PNAT”, detalha Lauro Fraga, gerente de melhoramento genético da ABCZ, responsável pelo programa.

A superioridade da genética distribuída é comprovada pelas avaliações do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). De acordo com o levantamento da equipe, 74,5% dos 145 reprodutores são Deca 1 e 81,4% deles até Deca 2 , o que, na opinião do superintendente técnico Luiz Antonio Josahkian demonstra a eficácia do PMGZ na detecção precoce de touros jovens melhoradores. ” E esse é um dos grandes desafios da seleção para manter a variabilidade genética da população”, destaca.

Vale destacar que, de acordo com os dados do PNAT, 2019 foi o ano com o maior volume de doses coletadas: 15200. Deste volume, restam poucas doses de alguns touros Brahman, Nelore e Sindi para distribuição. “Os interessados em se tornar rebanhos colaboradores e receber essas doses gratuitamente podem nos procurar. A única exigência é integrar o PMGZ (módulo completo) e se comprometer com as pesagens dos animais”, explica Fraga.

Pnat 2020. As inscrições para a edição 2020 do Programa vão até o dia 03 de abril. Cada criador poderá inscrever até 5 animais, sendo que, após o encerramento das inscrições, em havendo vagas remanescentes, os criadores com animais já inscritos poderão inscrever mais animais.

Lembrando que o ss animais candidatos serão obrigatoriamente avaliados previamente em suas propriedades de origem por técnicos credenciados da ABCZ.

Fonte/Crédito: ABCZ