Polo de inovação em Rio Verde

Rio Verde tem o primeiro polo da Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii) no estado de Goiás. O Polo Embrapii de Tecnologias Agroindustriais (PETAgro) pertence ao Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e foi credenciado na última quarta-feira, 6, em cerimônia realizada no prédio do Ministério da Educação em Brasília, com a presença dos ministros da Educação, Mendonça Filho, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

O objetivo da Embrapii é fomentar a cooperação entre instituições de pesquisa tecnológica e a indústria. Para isso, são feitos credenciamentos de equipes nessas instituições, as unidades Embrapii, que possuem reconhecida excelência em sua área de atuação.

Os projetos do polo do IF Goiano devem ser desenvolvidos a partir de demandas do setor agroindustrial e serão financiados por recursos de empresas interessadas e da própria Embrapii. O IF Goiano participa do investimento fornecendo, por exemplo, laboratórios, horas de trabalho dos pesquisadores, bolsas para alunos, entre outros.

Segundo o pesquisador Alaerson Maia Geraldine, coordenador da proposta, o polo em Rio Verde vai trabalhar com projetos de desenvolvimento e validação de tecnologias em duas linhas de atuação: tecnologias aplicadas à produção e manejo agrícola, e tecnologias para processamento e armazenamento de grãos. De acordo com ele, o desenvolvimento de tecnologias agroindustriais é hoje um dos maiores desafios para a agricultura brasileira. “O Brasil será o principal responsável por atender a demanda crescente por alimentos no mundo e deve fazer isso de modo sustentável, ou seja, reduzindo custos e desperdícios e aumentando a produtividade”, explicou o pesquisador.

O reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, afirmou que o credenciamento Embrapii e as parcerias com a iniciativa privada são fundamentais para a pesquisa tecnológica e a inovação no instituto: “Mais que a formação de recursos humanos, o IF Goiano tem compromisso com o desenvolvimento econômico e tecnológico do país”, comentou.

Além do IF Goiano, foram credenciados os Polos dos Institutos Federais de Santa Catarina, Sul de Minas e da Paraíba. As quatro instituições concorreram com outros 14 institutos em edital de credenciamento lançado pela Embrapii no início deste ano.

Karen Terossi – Jornalista IF Goiano – Polo de Inovação