Praticantes de equoterapia recebem chocolates em Goiatuba

O Sindicato Rural (SR) de Goiatuba promoveu, nesta terça-feira (31/3), confraternização de Páscoa entre os praticantes do Centro de Equoterapia Renascer. O evento presenteou, com chocolate, jovens e crianças que realizam a terapia sobre o cavalo para a reabilitação de física ou social. Familiares e membros da equipe técnica do sindicato participaram do café-da-manhã festivo.

O Centro de Equoterapia Renascer funciona desde o ano de 2012 e atende, atualmente, 13 praticantes. A unidade conta com quatro animais e uma equipe multiprofissional para realizar os atendimentos, que inclui equitador, fisioterapeuta, psicólogo e uma educadora física. “Esse momento de Páscoa é importante para que possamos refletir sobre o trabalho que fazemos para cada praticante e sobre o amor ao próximo”, comentou a educadora física e coordenadora do Centro, Fabrícia Divina da Rocha Miranda.

O Programa Equoterapia é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) em mais de 40 unidades espalhadas pelo Estado. Além de tratar da reabilitação da pessoa com deficiência, o programa tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das famílias. “Esse momento de confraternização é importante para que os pais e famílias troquem experiências sobre os tratamentos e isso também é muito importante para a evolução do praticante”, avaliou o supervisor regional do Senar Goiás em Goiatuba, Vitor Hugo Evangelista.

Para Vitor, o envolvimento dos pais nas atividades pode estimular o crescimento do Programa. “Divulguem a equoterapia porque quanto mais pessoas interessadas no atendimento, mais o Centro será demandado e mais fácil será para conseguirmos novos parceiros para contribuir com o projeto”, convidou.

Alberto Alves de Carvalho Júnior tem 8 anos e foi um dos primeiros atendidos pelo Programa Equoterapia em Goiatuba e sua melhora já pode ser notada pela família e amigos. “Ele é autista e caia muito. O contato com o animal o ajudou muito a ganhar equilíbrio, a melhorar a lateralidade, sem falar que está menos nervoso”, contou a mãe do praticante, Alessandra Pires Borges Carvalho.

Para o pequeno Mauro Vinícius Mendes Stival, a equoterapia levou a oportunidade de dar os primeiros passos. Tendo sofrido um hemiparesia ainda durante a gestação, ele teve os movimentos do lado esquerdo prejudicados. “Ele começou a praticar com 1 ano e 4 meses e, no mês seguinte, já estava andando. Como ele ainda é muito novo, o médico disse que os tratamentos podem fazer com que ele não fique com praticamente nenhuma sequela”, explicou o pai de Mauro, Eduardo Stival.

“A equoterapia é um projeto muito importante porque são pessoas especiais. Muitas vezes chegam sem andar direito e com a prática vão ficando cada vez mais ativas na vida”, comentou o presidente do SR de Goiatuba, Adevaldes Pereira Júnior. O presidente explicou ainda que ampliar os atendimentos e as especialidades clínicas do Centro Renascer é uma missão do sindicato.

Em Goiatuba, o Programa do Senar Goiás é realizado em parceria com a prefeitura municipal. Coordenadora geral do departamento pedagógico da prefeitura, Maria Helena Pereira, comentou a grandiosidade do Programa está no resultado que ele trará para as crianças. “Participamos da primeira reunião em 2012 e ficamos muito animadas em efetivar o que hoje já é realidade. E isso só foi possível graças à parceria e ao nosso empenho de todos os dias”, comentou.

Por: Gilmara Roberto