Preços caíram em todos os mercados 

“Além disso, ainda faltam compradores”

Informações divulgadas pelo analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica indicam que os preços caíram em todos os mercados (soja, milho e trigo) nesta última terça-feira (16.10). Além disso, Pacheco afirma que os corretores de vários estados do brasil estão relatando que os compradores não estão movimentando o mercado.

De acordo com o analista, a situação do mercado da soja não está se mostrando muito atrativa nos dias que sucederam a eleição do primeiro turno no Brasil, que causou uma forte queda do dólar. “Só neste mês já foram 7,85%, o que não é pouco”, afirma ele. “Contudo, mesmo com a queda de 0,37% no dólar no dia, mais 0,75% em Chicago e os prêmios terem se mantido inalterados para fevereiro a pesquisa dos preços médios do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) registrou pequena alta de 0,12% nos preços dos portos, para R$ 90,92/sac”, completa.

Mesmo assim, Pacheco afirma que a perda do mês ficou em 4,92%, o que é considerado um valor alto pelos analistas. Levando em consideração os dados levantados no interior, a pesquisa diária do Cepea apurou a média de R$ 84,31/saca, queda de 0,18%, elevando a perda mensal para 5,26%.

“De acordo com Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná, o estado já plantou 47% dos 5,45 milhões de hectares previstos para a safra 2018/2019. O plantio de soja da safra 2018/19 no Paraná, o segundo maior produtor nacional da commodity, perdeu força na última semana em razão das chuvas e agora está aquém do observado há um ano”, conclui Pacheco.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems