Prêmios firmes impulsionam soja brasileira

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a terça-feira (20.08) com preços médios da soja nos portos do Brasil sobre rodas para exportação subindo 0,70%, para média de R$ 86,14/saca no mercado spot. Desta forma, ganhos da soja exportada em agosto também voltaram a subir para 11,45%.

“A queda de 0,40% na cotação do Dólar e a levíssima alta de apenas 1,75 cents/bushel na cotação em Chicago, não impediram que o preço da soja voltasse a subir 0,70%, porque os prêmios estiveram muito firmes, nesta terça-feira. Com isto, os preços oferecidos pelas Tradings nos portos brasileiros continuaram avançando”, explica o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Pacheco.

No mercado interno, devido aos efeitos do leilão de óleo para biocombustível, os preços médios oferecidos pelas indústrias esmagadoras continuaram no território positivo iniciado na última sexta-feira. Subiram mais 0,51%, para R$ 79,26/saca, aumentando os ganhos do mês para 9,55%.

“Embora o mercado final na China tenha permanecido quieto, nesta terça-feira, os elos anteriores desta cadeia continuaram agitados, com os prêmios FOB Brasil subindo para +147U para setembro, se mantendo em +140X para outubro e novembro ingressando muito firme a +165X. Para safra nova, Fevereiro subiu 5 cents/bushel para +65H e o restante das posições até junho se mantiveram inalteradas. O mercado de Paper de Paranaguá negociou também Setembro a +140U”, concluiu Pacheco.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Acrédito: Pixabay