Presidente da CNA destaca a importância da pecuária para a economia brasileira

A mais tradicional feira pecuária de gado zebuíno do país e uma das maiores do mundo, a 82ª Expozebu foi oficialmente aberta no sábado, dia 30/04, em Uberaba, MG, com a presença de várias autoridades do setor agropecuário. O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reconheceu a grande evolução do evento e das raças zebuínas no Brasil, nas últimas três décadas, como resultado de pesquisas genéticas que se fazem no Brasil, especialmente pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Simões, a Expozebu promove debates importantes para o setor, como a questão da pecuária de precisão, que foi discutida na reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Corte da CNA, realizada ontem, no local. Conforme informou Simões, a FAEMG e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) estão trabalhando na capacitação das pessoas nestas novas tecnologias visando a evolução da pecuária.

A atividade agropecuária é responsável por mais de 40% das exportações brasileiras e especialmente a criação de gado se mostra exuberante, nos melhores exemplares de raças zebuínas, geneticamente trabalhadas e evoluídas, expostas nas pistas de julgamento e baias da Expozebu. A Exposição, iniciada ontem, segue até o próximo dia 7 de maio.

Em seu discurso, na abertura do evento, o presidente da ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos, falou sobre a importância da pecuária no cenário atual e criticou a forma como o governo está conduzindo a reforma agrária. Segundo ele, a ABCZ não é contrária à reforma, mas sim contrária as invasões, a violência, ao desrespeito ao direito à propriedade. Em sua opinião, não se pode permitir que um sistema produtivo como o agropecuário, vital para o país, sofra ameaças, como vem ocorrendo.

O Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, representando o governo federal na abertura oficial da Expozebu 2016, destacou a vocação rural do país e o importante papel da pecuária no desenvolvimento do Brasil. O ministro lembrou que a atividade conta uma história de ousadia, sonhos, ambição e sucesso. A consolidação da pecuária brasileira envolve produtividade, economia, ciência e cultura, temas que, segundo ele, fazem parte da consolidação do território nacional. Também discursou o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, que falou sobre a importância da Expozebu e ainda cobrou, aos governos estadual e federal, a chegada do gás natural e da planta de amônia, aguardados pela comunidade de Uberaba e prometida há mais de 3 anos.

O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, ressaltou a importância do setor para o estado, lembrando que a pecuária está presente em todos os municípios mineiros, desempenhando uma função econômica e social importante. Como é de costume, a Campanha de Vacinação contra Aftosa foi, mais uma vez, lançada oficialmente durante a abertura da Expozebu.

Expozebu 82 anos – Este ano, a Expozebu tem como tema “Genética Capaz de Mudar”. Dentre as novidades da programação, haverá o julgamento dos trios zebuínos para as raças de corte. Cavalos Crioulos também serão avaliados pela primeira vez na pista central do Parque Fernando Costa.

Até o dia 07 de maio, estão previstos julgamentos, leilões, palestras, atividades no Museu do Zebu, Projeto “Zebu na Escola”, reuniões como a da Comissão Nacional de Pecuária de Corte da CNA, além do Fórum de Discussão Brasil Índia, entre outras.

Em 2016, volta a ser destaque da Expozebu a Vitrine da Carne, que foi sucesso de público em 2015, com mais de 600 participantes. A apresentação será feita pelo chef gaúcho Marcelo Bolinha e da chef Manoela Lebrón, com explicações dos cortes, limpeza da carne e outros detalhes, além da degustação de pratos preparados na hora, com cardápio variado. Nesta edição do evento, também haverá a Vitrine do Leite, que segue os mesmos moldes da Vitrine da Carne, porém, apresentando o preparo de queijos, derivados e receitas diversas preparadas com leite, seguidas de degustação.