Primeiro Treinamento de Inspeção no Rio Grande do Sul é realizado

Médicos Veterinários receberam fundamentos teóricos em primeira parte de curso para o novo sistema implantado pelo Estado
Depois de três finais de semana e 60 horas de aulas, o Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) e o Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas realizaram o primeiro Treinamento de Inspeção de Alimentos de Origem Animal. O curso, que foi constituído junto com a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, formou médicos veterinários que estão capacitados para trabalhar junto às indústrias do Estado dentro do novo sistema de modernização de inspeção.
Os profissionais que realizaram os treinamentos tiveram aulas sobre temas como bem-estar animal no transporte e abate, e regulamentos sobre inspeção sanitária, ministrados pelo Simvet/RS. O Instituto Senai de Alimentos e Bebidas, por sua vez, apresentou assuntos como as boas práticas de fabricação, programa de higiene, gerenciamento de risco e resíduos de água.
Para a representante do Simvet/RS, Andrea Troller Pinto, que foi ministrante de parte do treinamento, o curso foi extremamente produtivo. “Não temos dúvidas que os veterinários que estão realizando os treinamentos estão tendo um aprendizado e reforçando seus conhecimentos. Observamos que já temos alunos com experiência na área de inspeção, mas que preferiram fazer esta capacitação para se credenciar e serem contratados pelas empresas”, salienta.
Conforme Andrea, o treinamento ainda deve passar por melhorias para as próximas edições, mas reforça que o saldo foi positivo para a primeira edição. “Percebemos que é importante evoluir, mas estamos pensando já em melhorias para levar aos nossos parceiros. Os instrutores são pessoas com experiência prática comprovada e que trouxeram uma riqueza muito grande para o curso”, destaca.
Pela grande procura, já está marcada uma segunda edição do treinamento sobre Inspeção de Alimentos de Origem Animal, que será realizada novamente em três finais de semana, sendo 27, 28 e 29 de julho, e 3, 4, 5, 8, 9 e 10 de agosto. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Foto: Simvet RS/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective