Produção de trigo da Austrália abaixo das estimativas

Espera-se que a produção de trigo da Austrália seja 5,6% menor que as estimativas oficiais feitas pelo governo do país, segundo informações que foram divulgadas pela consultoria INTL FCStone. De acordo com o que informou a agência de notícias Reuters, o principal motivo para essa baixa na produção do cereal de inverno foi a seca no leste do país.

Nesse cenário, a empresa de corretagem de commodities prevê uma produção de 14,97 milhões de toneladas para a temporada 2019/2020, abaixo da estimativa oficial de 15,85 milhões de toneladas. A principal agência de estimativas de commodities da Austrália reduziu na semana passada sua previsão de produção em quase 20% para o ano até junho de 2020.

Nesse cenário, um problema maior pode estar se avizinhando para o país, já que a Austrália é um dos maiores exportadores do mundo, mas está pronta para perder maior participação de mercado em mercados como Indonésia e Coréia do Sul, informou a Reuters.

Além disso, o escritório de agricultura e recursos econômicos e ciências da Austrália (ABARES) disse que a queda na produção deve-se ao calor e ao clima seco em várias importantes regiões produtoras, o que prejudicou a produção em geral. Nesse cenáriom a  menor produção australiana impulsionou os preços globais do trigo, que tocaram máxima de cinco meses na semana passada em meio à preocupação com a menor oferta global.

Com isso, não só a economia australiana pode sofrer uma mudança, mas também o comércio global de trigo e farinha também pode ter adaptações para suprir essa baixa demanda do país, completa a agência de notícias.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems