Professores são treinados para cadastramento de escolas

“Antes de levarmos aos alunos a temática e as propostas do Agrinho, devemos estar preparados e aptos para realizar a multiplicação. Por isso, nossa capacitação se torna essencial”. Foram com essas palavras que a professora Rachel de Oliveira, da Escola Municipal Wilmar Vieira Arantes, em Santa Helena de Goiás, mostrou a importância do treinamento realizado nesta quarta-feira (23/3) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás), para o cadastro de escolas e turmas no Programa Agrinho 2015, por meio do sistema SISWEB.

A capacitação de 120 professores, diretores e coordenadores para o Programa Agrinho 2015 está ocorrendo desde o início do mês e segue até a próxima sexta-feira (27/3). Com o treinamento feito na quarta (23), os mais de 20 professores presentes em uma das turmas de capacitação no Augustus Hotel, em Goiânia, puderam aprender a lidar com o SISWEB, um sistema utilizado pelo Senar Goiás para o cadastramento de turmas em cursos e treinamentos oferecidos, mas que agora está a disposição de coordenadores e professores multiplicadores, para o cadastro de suas escolas, turmas e alunos no Agrinho 2015.

A professora Rachel de Oliveira, que participa pela terceira vez do Programa Agrinho, já está com muitas ideias para serem levadas aos alunos por meio do trabalho de mobilização, que será realizado em duas escolas neste ano. Uma será a Escola Municipal Wilmar Vieira Arantes, em Santa Helena de Goiás, que irá trabalhar a temática do programa com 10 turmas, e a outro será o Centro Municipal de Ensino Especial Casinha Feliz, com 18 turmas ao todo.

Para a secretária Municipal de Educação da cidade de Posse, Leila Aparecida Menezes, dentre os diversos papeis que a escola tem, o de formação de opiniões é extremamente importante e o professor entra nesse quadro como um disseminador. “Quando o professor passa a trabalhar temáticas relevantes, como as do Agrinho, as crianças entram em contato com as possiblidades que irão torná-las cidadãos conscientes em relação ao meio em que vivem”, explica.

A secretária da Educação acrescenta, ainda, que o contato que a capacitação tem proporcionado entre os professores gera uma troca de experiências e, consequentemente, uma visão renovada sobre as diversas questões que envolvem a temática do Agrinho. Sobre o número de escolas e alunos participantes, Leila destacou que em Posse são 4.800 alunos da rede municipal que, juntamente com a rede estadual, somam mais de 6 mil alunos. “O nosso objetivo é que em cada escola seja trabalhado cerca de 60% dos alunos”.

Marilene da Costa de Almeida, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Novo Gama, que está participando pela primeira vez do Programa Agrinho, destacou a importância desse tipo de ação voltada para a educação. “Essa parceria entre as escolas e o Sistema Faeg é de grande relevância não somente para os alunos, mas também para todos que estão envolvidos com eles, como a comunidade e os pais. A discussão em torno da temática desse ano remete a criança à conscientização em relação a seu próprio futuro”, finaliza.

Por: Douglas Freitas