Qual o impacto da TMR na alimentação de vacas leiteiras?

Categoria Geral - 17 de julho de 2017

O que é TMR? A sigla em inglês significa Total Mixed Ration, que nada mais é que Ração Total Misturada.

Essa tecnologia é muito utilizada em diversos sistemas de produção leiteira, com o objetivo de oferecer ao rebanho uma dieta balanceada, evitar a seleção de ingredientes concentrados, proporcionando uma dieta uniforme, capaz de promover uma boa ingestão de matéria seca e um ambiente ruminal equilibrado, garantindo assim melhor desempenho em termos produtivos.

Além disso, o fornecimento da TMR permite otimizar o tempo e trabalho da mão de obra da fazenda, uma vez que em um único carregamento é possível tratar diferentes lotes, com boa distribuição de alimento e consumo mais homogêneo pelos animais.

Apesar desta ferramenta ser considerada um “ajuste fino” de grande importância nos sistemas produtivos, nem sempre são obtidos os melhores resultados. Falhas no preparo, no carregamento ou na distribuição podem impactar diretamente na qualidade da dieta oferecida, impedindo que se alcancem os índices desejados.

Esta prática, apesar de ser muito mais precisa e facilitada com o uso de vagões misturadores, pode ser feita de forma manual, desde que seguidos alguns cuidados na preparação e oferta aos animais.

Fonte: EducaPoint

Outras Notícias