Quarta-feira com pancadas de chuvas na faixa central do Brasil

Áreas de instabilidade associadas a frente fria que está sobre a região norte do Sudeste mantém a condição favorável para ocorrências de pancadas de chuvas isoladas e de fraca intensidade em boa parte das regiões leste de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul e São Paulo, também estão sendo previstas pancadas de chuvas sobre boa parte da metade norte do Pará e em Rondônia não só nessa quarta-feira mas também amanhã, quinta. Em toda a região Sul e na metade sul do Mato Grosso do Sul tanto a quarta quanto a quinta-feira serão de tempo aberto e temperaturas baixas devido a presença de uma massa de ar polar. Há riscos para ocorrência de geada nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nessas duas próximas madrugadas.

                Mesmo com a possibilidade de ocorrência de algumas pancadas de chuvas isoladas e de baixa intensidade nesses próximos dias sobre as regiões produtoras de milho safrinha, as perdas bastante significativas de produtividade não serão revertidas, apenas irão colaborar o com melhor desenvolvimento daquelas lavouras que estão em fase de granação e que representam quase 55% do milho semeado do Brasil. Porém, tanto no Paraná, quanto no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, a colheita do cereal já se iniciou, ainda de forma muito tímida, não representando nem 1% da área semeada esse ano. Só que como são lavouras semeadas no começo de janeiro, os índices de produtividade e de qualidade estão bons, uma vez que ocorreram boas chuvas ao longo de seu ciclo vegetativo.

                Com a previsão para pancadas de chuvas nas regiões produtoras de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, como ocorre nessa manhã de quarta-feira no sul de São Paulo e norte do Paraná, os trabalhos de colheita do café e da cana de açúcar sofrerão paralisações momentâneas, mas sem que venham a ocorrer prejuízos às culturas. Pelo contrário, a manutenção da umidade do solo, mesmo que parcialmente, manterá uma condição favorável ao desenvolvimento das plantas. Além disso, com a presença da massa de ar polar e, portanto, temperaturas mais amenas ao longo da semana, as condições à concentração de ATR pela cana e os processos de maturação dos grãos de café serão bastante beneficiadas.

                E na sexta-feira uma nova frente fria estará avançando pelo Sul do Brasil, onde deixará o tempo bastante instável e com ocorrências de chuvas desde o Rio Grande do Sul até São Paulo. Sendo que esse sistema deverá deixar o tempo fechado e com chuvas ao longo de todo esse próximo final de semana em toda região Sul e também em São Paulo, Mato Grosso do Sul, metade sul de Minas Gerais e oeste do Mato Grosso. No restante do Brasil o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas.

image001 image002 image003 image004

Por: Marco Antonio