Quarta-feira de chuvas em toda faixa central do Brasil

Previsão do Tempo - 1 de junho de 2016

A frente fria continua sobre o Sul e com isso áreas de instabilidade associada a um corredor de umidade manterá o tempo instável nessa quarta-feira em grande parte do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Assim, há previsão para ocorrência de pancadas de chuvas em diversas localidades desses Estados, bem como sobre a metade sul do Mato Grosso e de Goiás e de Minas Gerais. Porém, dessas últimas 3 regiões as chuvas serão mais pontuais. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em grande parte do Matopiba e Pará o tempo seguirá firme e sem previsões de chuvas a não ser na região central do Maranhão, onde já chove nessa manhã de quarta-feira.

                E esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana, isto é, chuvas apenas na forma de pancadas e principalmente, sobre São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. O problema é que essas chuvas estarão causando a paralisação das atividades de colheita do milho safrinha, do café e da cana de açúcar, o que poderá trazer alguns impactos negativos a essas lavouras, principalmente ao milho e ao café. Uma vez que esse excesso de umidade sobre os grãos poderá gerar uma aumento no percentual de grãos mofados e, portanto de menor qualidade.

                E mesmo com esse tempo mais aberto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os produtores de trigo já começam a preparar seus campos para o semeio e também alguns produtores gaúchos da região do noroeste do Estado já iniciam os primeiros plantios do cereal de inverno. E como há previsão de que venham a ocorrer chuvas nas próximas semanas, as condições tanto ao plantio quanto ao desenvolvimento da planta estão favorecidos. O trigo o problema continuará sendo o Paraná, onde as chuvas mais constantes sobre as áreas produtoras dificultam o plantio e já trazem uma maior pressão de doenças.

image001 image002 image003 image004

Por: Marco Antonio

Outras Notícias