Quinta-feira gelada no Brasil

Com o afastamento da frente fria para a parte norte do Brasil, uma massa de ar polar de forte intensidade está avançando sobre o Centro-Sul, provocando a queda acentuada das temperaturas. Muito termômetros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Mato Grosso do Sul registram temperaturas abaixo dos 7°C. Sendo que as menores temperaturas estão sendo registradas no Paraná e nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Até o momento – 5h11m – não houve confirmação de formação de geadas, mas é fato que haverá relatos ao longo do dia, já que regiões como de Ponta Grossa e Castro estão com 2,5°C nesse momento. Porém, nas regiões produtoras de milho safrinha as temperaturas estão um pouco mais altas e portanto, não vejo riscos para a cultura. Apesar que uma ou outro propriedade poderá registrar alguma perda localizada, visto que o milho está bastante debilitado por conta dos fortes estresse hídrico e térmico, causado pela forte estiagem e temperaturas extremamente altas no mês de abril. E essa massa de ar polar começará a perder forças já a partir desse sábado. Entretanto, a próxima madrugada ainda será bastante gelada em todo o Centro-Sul.

                Com relação as chuvas, a quinta-feira será com chuvas apenas sobre as regiões norte de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Pará e parte oeste do Maranhão.  Nas demais localidades o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas. Assim, as condições ao milho safrinha continuarão complicadas, apesar das chuvas desses últimos dias. Assim, novas perdas poderão vir a ocorrer ao longo dessas próximas semanas, visto que a previsão é de que só volte a chover sobre as áreas produtoras por volta do dia 10/05. Até lá o tempo seguirá firme e com baixa probabilidade para ocorrências de chuvas.

                Esse retorno do tempo mais firme possibilitará o retorno da colheita da soja, do milho e do arroz no Rio Grande do Sul, bem como da cana de açúcar e do café da região Sudeste e Centro-oeste.

                Apenas como título de curiosidade, a menor temperatura registrada nessa madrugada, até o momento está sendo em Urubici-SC, onde os termômetros marcam -3,5°C e houve registros de neve em São Joaquim. Porém, nada significativo, apenas alguns poucos flocos de neve.

image001 image002 image003 image004 image005