Raça Crioula estará presente na nova novela das seis

Cavalo Chinchador Sombrero participa de sua segunda história na dramaturgia brasileira
O casting das novelas brasileiras conta novamente com um cavalo Crioulo atuando junto ao protagonista de uma trama. Depois de atuar na primeira fase de “Além do Tempo”, Cinchador Sombrero estará na nova novela das seis da Rede Globo, “Novo Mundo”, com estreia prevista para o dia 22 de março. Desta vez, o companheiro de cena será o ator Caio Castro.
Há três anos nos campos da Cabanha Don Diló, em Cachoeiras de Macacu (RJ), o exemplar do criador André Luís Vaz Machado irá integrar um cenário que remete ao século XIX, entre os anos de 1817 e 1822. Na novela passada, Cinchador Sombrero atuou ao lado de Rafael Cardoso, que vivia o personagem Conde Felipe, em “Além do Tempo”, trama que foi dividida em duas partes, passado e presente.
A oportunidade surgiu quando a produção pediu por um cavalo manso que se adaptasse ao dia a dia das gravações, cujas luzes e barulhos são fatores recorrentes. Além disso, a direção procurava por um animal com trote e encontrou em Cinchador Sombrero a oportunidade de obter esses pré-requisitos, visto que o animal já era conhecido por participar da novela anterior.
Assim, começou a jornada de treinamento. De acordo com seu proprietário, André, o ator Caio Castro teve uma semana de aula para criar sintonia com o animal e, enfim, entrar em cena. “O cavalo tem que ser dócil, se adaptar ao cenário e ser submisso. É essa diversidade da raça Crioula que encanta”, descreveu Machado ao salientar que, dentre todos os pontos fortes dos Crioulos, a morfologia é o que mais chama a atenção de quem os vê de fora. Além disso, o tratamento direcionado ao animal também gera apreço.
Além do desempenho nas telas, o cavalo da raça Crioula apresenta resultados nas pistas. Machado adquiriu Cinchador Sombrero para competir. No entanto, o cavalo mostrou que, além de atleta, é também multipotencial. Ao longo de três anos, ele soma mais de dez primeiros lugares no Team Penning, modalidade equestre que demonstra aptidão com o gado, conquistou o pódio no Ranch Sorting, prova recém chegada ao Brasil, e foi coringa duas vezes na credenciadora ao Freio de Ouro do Rio de Janeiro, principal competição do cavalo Crioulo.
Foto: Arquivo Pessoal
Texto: Redação ABCCC