Reino Unido deve proibir epoxiconazol no ano que vem

Os produtores rurais do Reino Unido podem usar produtos fungicidas que contenham o ingrediente ativo epoxiconazol, como Adexar, apenas até o final de 2021, após a Divisão de Regulamentação Química (CRD) confirmar quando a proibição de seu uso entrará em vigor. O fungicida azol de amplo espectro foi registrado pela primeira vez como uma molécula em 1993 e tem sido um dos pilares dos programas de controle de doenças em diversas culturas por mais de duas décadas.

Alguns de seus principais usos têm sido o controle do septo e da ferrugem no trigo, com o produto Opus da BASF em epoxiconazol Opus e, mais recentemente, suas formulações de SDHI-azol, como Adexar (fluxapyroxad + epoxiconazole), sendo nomes de marcas de produtos familiares. É também uma ferramenta importante em outras culturas de cereais e beterraba sacarina, onde ajuda a controlar a ferrugem da beterraba em produtos formulados como o Opera (epoxiconazol + piraclostrobina).

O fungicida está no centro das atenções reguladoras há muito tempo, com a União Europeia classificando o ativo como um desregulador endócrino que representa um risco para a saúde humana e o meio ambiente. O ativo é amplamente utilizado e o anúncio será bem recebido por produtores e agrônomos, pois agora eles podem planejar com alguma certeza sua disponibilidade nos próximos 18 meses.

O epoxiconazol é um ingrediente ativo fungicida da classe de azóis desenvolvido para proteger as culturas. Em particular, a substância inibe o metabolismo das células de fungos que infestam plantas úteis e, assim, impede o crescimento dos micélios. O epoxiconazol também limita a produção de conídios.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: DP Anvisa