Relatório de Mercado 18/02/2015

      Ontem o mercado registrou forte alta com fundos comprando agressivamente em pleno feriado de carnaval no Brasil com a soja trabalhando acima do nível de resistência de $10.05 devido a fortes números de exportações dos Estados Unidos, que continua a evidenciar que a demanda chinesa continua na América do Norte provendo suporte ao mercado.
      – Ontem também foi divulgado o relatório do NOPA que foi divulgado em linda com o esperado com o esmagamento de 4.427 milhões de toneladas de soja no mês de Janeiro. O relatório também trouxe o numero de estoques de óleo de soja um pouco acima do esperado pelo mercado.
      – Hoje começou o ano novo Chinês, feriado que se prolonga por 15 dias, oque deverá deixar o mercado menos volátil durante esse período. Com isso o mercado abre próximo do 0 a 0 podendo trabalhar dos dois lados da moeda durante a sessão.
      – Na última semana, a colheita de soja em Mato Grosso alcançou 25% da área, cerca de 2,2 milhões de hectares ante os 8,8 milhões de hectares que foram cultivados com a oleaginosa nessa safra. A estimativa foi divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) no dia 13 de fevereiro. O atraso da colheita no Estado é de 11,4 pontos percentuais, segundo o Instituto.
       – Com isso, a segunda safra de milho, plantada logo após a soja no Estado, também está atrasada, o que levanta preocupações sobre o plantio do cereal na janela climática ideal.
       – O safra e Mercado divulgou na sexta feira que fazendeiros brasileiros já venderam 38% da safra 2015 contra 32% divulgado á um mês atrás, e assim, as vendas continuam bem atrás do volume de 58% vendidos na mesma época do ano passado.
      – A Oil World reduziu nesta terça feira a sua projeção para a safra brasileira para 91 milhões de toneladas depois do clima mais seco das ultimas semanas. A consultoria ainda ressaltou que a produção pode cair ainda mais se o clima seco no Rio Grande do Sul se estender pelas próximas semanas.
      – Em plena colheita de soja, há, ainda, nos armazéns de Mato Grosso do Sul, 1,4 milhão de toneladas de milho. Esse volume, estimado pela Granos Corretora, torna-se preocupante, considerando que a produção de grãos, nesta safra, será novamente recorde, somando 15,4 milhões de toneladas. A capacidade estática (sem considerar o movimento de comercialização) dos armazéns do Estado é de 8 milhões de toneladas, metade do necessário.
     – O óleo de palma registra alta nesta quarta feira com receios de que o clima mais seco possa diminuir a produção de países como Malásia e Indonésia.
      – O óleo de soja registra leve queda nesta quarta depois do relatório do NOPA trazer os estoques de óleo acima das expectativas do mercado.