Relatório de Mercado 19/05/2015

·       – O mercado ontem terminou o dia praticamente no 0 a 0 com o contrato de julho da soja (N5) registrando alta de 1 centavo de dólar com um mercado que esta mais enfraquecido após a divulgação do relatório do USDA na semana passada.
·       – Hoje o mercado abre em queda com o foco no desenvolvimento da safra dos Estados Unidos que até o momento é excelente. O plantio segue adiantado e as previsões climáticas continuam favoráveis para os próximos dias.
·       – O verão ainda esta por vir e com ele começa também o mercado climático, portanto devemos ficar atentos as previsões climáticas e nas classificações de lavouras que nas próximas semanas deverão ditar a direção do mercado.
·       – A Jefferies tem uma expectativa para a máxima do dia no contato de julho da soja (N5) no nível de 962.75 e uma expectativa para a mínima do dia no contrato de julho da soja (N5) no nível de 944.50.
·       – Os fundamentos no momento ainda são baixistas, principalmente porque as três principais origens de soja do mundo ainda tem bastante produto para vender. – – No Brasil o produtor está mais retraído a espera de mais um rali, tanto nos preços de Chicago quanto no dolar que vem se firmando acima dos R$ 3,00.
·       – Depois de dois meses de grandes volumes de vendas, a comercialização da safra de soja 2014/15 em Mato Grosso ‘arrefeceu’ no mês de abril, com os contratos já realizados totalizando cerca de 75% dos 27,8 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Ao término do mês passado, o avanço registrado nas negociações foi de 5,9 %, o menor desde janeiro deste ano. Cerca de 1,6 milhão de toneladas de soja foram comercializadas no período, 851,95 mil toneladas a menos do que em março.
·       – A China, maior comprador global de soja, deverá importar um volume recorde de 77 milhões de toneladas de soja na temporada 2015/16 (outubro-setembro), um aumento de 5,5 % ante o ano anterior, de acordo com previsão de um órgão de análises oficial.
·       – A produção de soja da China deverá cair 9,5 por cento no ano, para 11 milhões de toneladas, de acordo com CNGOIC. Os agricultores chineses têm reduzido áreas de plantio de soja, dedicando mais terras para o cultivo de milho e arroz, disse o centro. A área com soja deverá cair 10,3% no ano.
·       – O óleo de palma cai para o nível mais baixo das ultimas 2 semanas com os aumento dos estoques que chegam no nível mais alto desde agosto do ano passado.
·       – O dólar hoje abre em alta de 0.12%  sendo cotado no momento a 3.00990.