RS deve ter onda de calor histórica

Próximos seis dias serão incomuns e trarão vários riscos

O calorão que chegou a 38,2 graus em Santa Cruz do Sul na quarta-feira, 25, dia de Natal, será apenas o início de uma série de dias com altas temperaturas no Estado. De acordo com informações da MetSul Meteorologia, que divulgou um alerta, a onda de calor será atipicamente longa e com potencial de bater recordes históricos no Rio Grande do Sul.

Nos próximos dias, as temperaturas devem ficar ao redor e acima de 40 graus. A onda de calor deve ir até o próximo dia 31, com os dias de temperaturas mais altas previstos para o próximo fim de semana e o início da semana que vem. Dados meteorológicos apontam que em Porto Alegre é possível que a máxima registrada em 1943, de 40,7 graus, pode ser batida neste período.

O período da noite que vinha sendo o mais fresco até esta quarta por conta de céu claro e ar seco, a partir desta quinta será abafado, com mínimas acima de 20 graus. A sequência de dias tórridos pode contar ainda com chuvas esparsas e isoladas no Centro, Oeste e Sul gaúcho.

Conforme o alerta da MetSul, os próximos seis dias serão incomuns e trarão vários riscos. Será necessário manter a hidratação e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia. A alta temperatura pode trazer o que se chama de choque de calor, que pode ser até fatal, principalmente em idosos. Animais domésticos também vão exigir cuidados redobrados.

Fonte: Gazeta do Sul – Santa Cruz do Sul

Crédito: Charge do Jader