Safra não está sendo boa para os EUA, diz analista

Disputa comercial com a China e clima desfavorável foram apontados como principais motivos

A atual safra de grãos dos Estados Unidos não está se mostrando muito vantajosa para os agricultores do país até agora. É isso que afirma o analista Ray Grabanky, em um artigo publicado no portal Agriculture.com, onde justificou dizendo que os preços estão estagnados à medida em que o país se encaminha para safras recordes de milho e de soja.

“Geralmente não é o caso de safras recordes não pressionarem os preços para novas mínimas na colheita, mas este ano foi incomum em que os preços foram pressionados até agora em junho e início de julho”, escreveu.

Nesse cenário, ele explica que as culturas não se desenvolveram como esperado durante o mês de julho, fazendo com que crescessem muito rapidamente no mês de agosto, apenas. Sendo assim, o analista atribui a estagnação dos preços na guerra comercial que os EUA travaram com a China.

“Então, o que nos empurrou tão baixo em julho? China! Ou mais especificamente, as disputas comerciais da China. A China tem evitado a soja dos EUA após ter imposto uma tarifa de 25% sobre eles, mas é surpreendente a demanda que os EUA têm pela soja desde que caímos US$ 2 nos preços (e agora temos uma queima da nossa produção de soja)”, afirma.

Além disso, as condições meteorológicas não estão favorecendo as plantações de grãos dos EUA, com as previsões sugerindo um clima muito úmido nos próximos sete dias no Cinturão do Milho, com mais chuva na faixa do Texas a Michigan. “Que compactua com o tempo úmido que se instaurou no país nos últimos meses”, diz.

“Foi uma colheita horrível até agora, com a semana passada particularmente difícil no Cinturão do Milho no noroeste. Temos sofrido de condições de frio e chuva (chuva todos os dias muitas vezes) que interromperam a colheita em muitos locais, particularmente para os produtores sem a capacidade de secar grãos, como a soja”, conclui.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems