Secretaria de Agricultura orienta sobre uso racional de agrotóxico

A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Apucarana inicia nesta semana um trabalho visando levar novas orientações aos produtores rurais sobre o uso correto de agrotóxicos. Segundo explica o secretário Municipal José Luiz Porto a orientação visa atingir todos os produtores rurais do município, com foco especial às áreas vizinhas as que aderiram ao Programa Terra Forte, que em sua vertente principal incentiva a diversificação da produção agrofamiliar através da fruticultura.

“É normal nesse período de setembro a janeiro, acontecer o pré-plantio com a utilização de agrotóxico para preparo do solo. E é quando começamos a receber reclamações de casos de fitotoxidade (requeima) causado pelo herbicida 2.4-d, usado no controle de ervas daninhas nas culturas da soja, milho e trigo. O que estamos procurando é fazer uma ação preventiva no sentido de evitar transtornos maiores ao projeto, reforçando orientações técnicas importantes que infelizmente às vezes são negligenciadas”, assinala Porto.

A secretaria preparou um documento orientativo sobre a ação do uso do herbicida. “Trata-se de uma conscientização e alerta para a importância do assunto. Dependendo da topografia da propriedade, da velocidade do vento, do tipo de bico de aplicação, o agrotóxico aplicado inadequadamente pode se expandir em até três quilômetros, causando prejuízos a terceiros que podem originar até causas judiciais. O produtor quando for usar um agrotóxico, deve buscar sempre a orientação de um agrônomo ou técnico agrícola”, reforça o secretário.

Além da fruticultura, as hortaliças são outras culturas suscetíveis ao uso irracional de agrotóxicos. “Em ambos os casos, a fitotoxidade pode causar perda total, inclusive com necessidade de erradicação da planta de culturas perenes. Vamos orientar ainda, àqueles que ainda não possuem, a formar barreiras vegetais de proteção de suas culturas”, explica José Luiz Porto, secretário Municipal da Agricultura.

Em decorrência do Programa Terra Forte – Projeto de Fruticultura, a partir de maio de 2014 já foram plantados, em 197 propriedades rurais de Apucarana, mais de 60 mil de mudas frutíferas de diversas variedades, entre elas de uva, figo, maracujá, goiaba, banana, manga, caqui, abacate e atemoia. A contrapartida dos produtores familiares que aderem ao programa não é monetária. O retorno do investimento municipal será dado pelos agricultores proporcionalmente em frutas, que por sua vez vão enriquecer o cardápio das crianças e alunos das creches e das escolas municipais, bem como das entidades sociais cadastradas no Conselho Municipal da Assistência Social.

 Fonte: TNONLINE