Segunda etapa da Expedição Safra-Brasília analisará a produção de milho

Nos dias 27, 28 e 29 de abril a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Distrito Federal (Emater/DF), a Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa/DF) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados), analisará as áreas de produção de milho no DF. Essa ação faz parte da segunda etapa da Expedição Safra-Brasília.

A Expedição, que começou em janeiro e vai até setembro, tem como objetivo realizar um diagnóstico das condições da Safra 2015/2016 de soja, milho, feijão e outras culturas irrigadas que direcionarão o trabalho da Secretaria de Agricultura em prestar um melhor apoio ao setor de grãos, identificar os entraves e propor políticas públicas.

“Nesta segunda etapa nós iremos visitar 72 propriedades na região norte do rural no DF. Isso corresponde 37,5% das propriedades rurais produtoras de milho. A área pesquisada tem 36.903 hectares de milho plantado”, explicou o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal.

Durante os três dias os técnicos das instituições irão a campo para fazer o levantamento e a aplicação do questionário. No dia 28 (quinta-feira) ocorrerá uma roda de prosa na região do núcleo rural Taquara. “A roda de prosa é a oportunidade que os produtores das regiões têm para expor as demandas do segmento. Por isso, é importante que todos os agricultores da região participem”, ressaltou o secretário de Agricultura.

O encerramento dessa etapa ocorrerá dentro da Feira Internacional dos Cerrados, AgroBrasília, no dia 12 de maio, com o encontro técnico. Na oportunidade serão apresentados os resultados das etapas de soja e de milho. Além disso, terá um estande da Expedição, no espaço EVAF, durante os dias da feira, que vai de 10 a 14 de maio.

A terceira etapa da Expedição Safra-Brasília acontecerá em agosto para a análise da produção de feijão e culturas irrigadas. Em setembro, será feito o encerramento do projeto com a divulgação do relatório final.

Produção de Milho

O Brasil é o terceiro maior produtor de milho e o segundo maior exportador do grão, ficando atrás só dos Estados Unidos. Segundo os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira total de milho da Safra 2015/2016 está estimada em 83,5 milhões de toneladas.

A produtividade do milho no Distrito Federal na última safra foi de 7.326 quilos por hectare, a terceira maior do Brasil. A produção total foi de 196,3 mil toneladas do grão. Na safrinha, também chamada de segunda safra, o DF teve a maior produtividade entre todos os estados brasileiros, ficando com 9.000 quilos por hectare.