Segurança Alimentar é tema de encontro de professores técnicos agrícolas

Agptea realiza de 23 a 27 de novembro, pela primeira vez de forma virtual, o 35º Encontro Estadual de Professores e 8º Congresso Nacional de Ensino Agrícola

Neste ano de 2020 a Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola traz uma inovação para o seu Encontro anual que tradicionalmente é realizado presencialmente em um município previamente escolhido. Devido à pandemia de Coronavírus e de todos os protocolos de distanciamento exigidos para evitar a propagação da doença, o 35º Encontro Estadual de Professores e 8º Congresso Nacional de Ensino Agrícola serão realizados de forma virtual, no período entre 23 e 27 de novembro.

Os eventos contarão com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria através do Programa de Inovações Pedagógicas para Professores do Ensino Básico do Centro de Educação da UFSM, o Proipe, coordenado pelo professor doutor Vilson Flores dos Santos, que também a fará a coordenação técnica dos eventos. O tema principal será a segurança alimentar debatendo  expectativas, controvérsias, dimensões técnicas, econômicas e sociais, o agronegócio e agricultura familiar; seus desafios e perspectivas, e a tendência do consumo de carnes no Brasil.

O presidente da Agptea, Fritz Roloff, ressalta que a segurança alimentar é hoje um dos grandes gargalos no mundo. “Existe uma grande discussão sobre a produção de alimentos, a tecnologia empregada, além de muita produção, mas muito mais em vista da demanda do agronegócio do que relacionada à fome”, coloca, destacando que dentro desta temática principal do Encontro, também haverá um foco nas expectativas e experiências dos técnicos agrícolas nesse conjunto que integra o mundo do trabalho voltado para a agricultura. “Claro que dentro desta ótica vão entrar temas como desmatamento, crise hídrica e a própria crise da educação, além da formação técnica, sempre na dualidade do agronegócio e agricultura familiar, os desafios e as perspectivas”, explica.

As conferências e mesas de debate do Encontro acontecerão sempre à noite, com transmissão a partir de uma sala do Programa Proipe e o acesso se dará por meio de um link disponibilizado no site da Agptea (www.agptea.org.br). Toda a programação ficará à disposição dos participantes  e se constituirá em material de apoio para atividades pedagógicas futuras.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de novembro no site da Associação, com garantia de certificado. O controle de presença será feito através de um formulário eletrônico disponibilizado ao final de cada dia, sendo este instrumento orientador da certificação dos participantes.

Confira a programação

23 de novembro de 2020 (Segunda-feira)
19h40min – Cerimônia de Abertura
– Fala e saudação do presidente da Agptea Prof. Fritz Roloff
– Fala do presidente do Conselho de Diretores Prof. Luiz Carlos Cosmam
– Fala do representante do programa PROIPE, Prof. Dr. Vilson Flores dos Santos, professor colaborador do PROIPE/UFSM
20h20min – Conferência de Abertura. Tema: Segurança Alimentar
Mediador: Presidente da Agptea, Prof. Fritz Roloff
Palestrante: Prof. Sebastião Pinheiro, Técnico em Agricultura, Engenheiro Agrônomo e Florestal, professor da UFRGS, grande estudioso da agroecologia com ênfase em estudos do solo.

24 de novembro de 2020 (Terça-feira)
20h – Mesa – O Agronegócio e Agricultura Familiar: Desafios e perspectivas
Mediador: Prof. Dr. Paulo Roberto Cardoso da Silveira – UNIPAMPA
Integrantes:
Abordagem sobre agronegócio – Carlos Scariot, diretor da empresa Camil – unidade de Itaqui (RS)
Abordagem sobre Agricultura Familiar – Prof. Dr. Paulo Roberto Deon – Coordenador do Curso de Agropecuária do IIF Farroupilha Campus São Vicente (RS)

25 de novembro de 2020 (Quarta-feira)
20h – Mesa –  A formação técnica e as expectativas do mundo do trabalho
Mediador: Prof. Danilo Oliveira da Souza, vice-presidente de Assuntos Educacionais da Agptea
Conferencista: Vinícius Manfio, vice-presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul  (SINTARGS) e diretor jurídico da Federação dos Técnicos Agrícolas do Brasil (FINTA-BR)
Tema: A tendência do consumo de carnes no Brasil
Conferencista: Prof. Dr. Daniel Claudy da Silveira – Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), e da
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Campus Santo Angelo)

26 de novembro de 2020 (Quinta-feira)
20h – Conferência – O desmatamento e a crise hídrica
Mediador: Prof. Me. Ayrton Avila da Cruz, diretor da Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul
Conferencista: Dra. Laura de Simone Borma, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e professora da Pós-Graduação em Ciência do
Sistema Terrestre e da Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto, ambos do Inpe.

27 de novembro de 2020 (Sexta-feira)
20h – Conversas sobre o Ensino Técnico – Um olhar sobre os professores, funcionários e técnicos em formação
Moderadora: Profª. Drª Ana Kist, pesquisadora do GPET/Centro de Educação, Coordenadora pedagógica do PROIPE/UFSM
Conferencista: Prof. Dr. Vilson Flores dos Santos, professor colaborador do PROIPE UFSM
20h50min – Considerações e encerramento
– Prof. Fritz Roloff – Presidente da Agptea
Texto: Rejane Costa/AgroEffective