Select Sires do Brasil realiza nova importação de reprodutores vivos dos EUA

Desta vez, além de touros holandeses a importação conta com dois exemplares da raça Jersey

 

A Select Sires do Brasil (SSB), empresa dedicada ao melhoramento genético de bovinos de produção, acaba de importar mais cinco touros vivos dos EUA, sendo três da raça Holandesa e dois da raça Jersey. Os animais desembarcaram no Brasil há uma semana e foram levados para a Central Bela Vista, em Botucatu (SP), onde, num prazo de 60 dias, iniciam a produção de sêmen para o mercado brasileiro.

Segundo Felipe Escobar, gerente de produto da SSB, o que impressiona na bateria de touros importados é a qualidade genética dos animais. “Dos reprodutores da raça holandesa, dois são filhos de 7H13598 PINNACLE. Este touro teve a comercialização de sua genética iniciada apenas no final do ano passado e estamos possibilitando aos produtores brasileiros o acesso a uma genética exclusiva”, destaca. O outro reprodutor importado é filho de 250H12961 DOC, touro da bateria Genervations e que apresenta uma demanda muito grande mundialmente.

Já a importação dos animais da raça Jersey se dá pela grande ascensão no mercado brasileiro nos últimos anos. A genética importada é oriunda dos touros World Cup e Saint. “É importante ressaltar que a possibilidade de importação dos animais da raça Jersey aconteceu devido a um investimento grande da Select Sires na raça dentro dos EUA, incrementando o seu programa de seleção de touros em mais de 35%”, revela Escobar.

Pioneira na importação de reprodutores vivos da raça holandesa dos EUA para o Brasil – a primeira vez foi em 2017 -, a SSB vem investindo, cada vez mais, nessa estratégia. “Esta nova operação faz parte da sequência do programa ART Brasil, que implantamos há três anos e desde então vem recebendo grande aceitação no mercado nacional. A novidade desta vez é que, além da genética TOP nos touros holandeses, a empresa investiu na importação de dois reprodutores vivos da raça Jersey para incrementar a bateria e atender amplamente o mercado”, afirma o gerente de produto da SSB.

ART BRASIL – O programa iniciou em 2015 com a importação de embriões elite, mas já em 2017 atingiu outro patamar com a importação dos Estados Unidos de cinco touros vivos pertencentes à elite da raça holandesa, sendo três filhos de Modesty, touro ícone da raça. “Estamos disponibilizando ao produtor de leite uma grande quantidade de uma genética diferenciada. Todos os animais que chegaram ao Brasil passaram por um rígido critério de seleção que levou em conta as demandas genéticas do produtor brasileiro”, afirma o gerente de produto da Select Sires. Apenas no segundo semestre de 2017, a empresa comercializou mais de 60 mil doses de sêmen da raça Holandesa dos touros importados.

Fonte/Créditos: Zentocom