Semana com pouca chuva no RS

Temperatura oscila ao longo da semana com aumento do calor entre a terça-feira e amanhã e declínio a partir da quarta-feira

Nos últimos sete dias, a chuva atingiu boa parte do Rio Grande do Sul, com destaque para o médio Uruguai, com mais de 160 milímetros, casos específicos de São Luiz Gonzaga e Santa Rosa. Por outro lado, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o acumulado foi bem mais modesto alcançando 15mm em Uruguaiana e Santa Vitória do Palmar, 35mm em Dom Pedrito e 10mm em Bagé, Pelotas, Rio Grande e Jaguarão. Na Região Central e na Planície Costeira Interna, choveu 30mm e na Planície Costeira Externa, o acumulado chegou aos 45mm. Nas áreas em que choveu menos, o volume não foi suficiente para aumentar o nível dos reservatórios, mas a precipitação conseguiu aumentar a umidade do solo.

Nesta semana não há previsão de chuva significativa. Uma frente fria avançará pelo Estado entre a terça (6) e a quarta-feira (7) levando chuva fraca à Região Central e às Planícies Costeiras Interna e Externa. Na quinta (8) e sexta-feira (9), o tempo seco retornará para a maior parte das áreas produtoras, com exceção da Planície Costeira Externa que permanecerá com tempo nublado e eventual chuva fraca. Somando-se toda a precipitação prevista, somente o litoral passará dos 5 milímetros.

A temperatura oscila ao longo desta semana com aumento do calor entre hoje e amanhã e declínio a partir da quarta-feira. Não há previsão de frio ou calor extremo em nenhuma área produtora. Entre o fim da quarta e o decorrer da quinta-feira (8), esperam-se as máximas rajadas de vento em torno dos 55km/h na maior parte das áreas produtoras. Por fim, entre o domingo (11) e a segunda-feira (12) da semana que vem, a passagem de uma outra frente fria promete trazer chuva mais volumosa para o Rio Grande do Sul.

Fonte: IRGA