Semana começa com chuvas em vários pontos do Brasil

Previsão do Tempo - 9 de Maio de 2016

  A presença de uma frente fria na região Sul já provoca chuvas, desde o final de semana, em várias localidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e de São Paulo. E a segunda-feira não será diferente, essa frente fria irá provocar chuvas de moderada a forte intensidade sobre o Paraná, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, grande parte de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. E ao longo dessa semana, esse sistema irá avançar pela região Sudeste, onde irá provocar chuvas também sobre as demais regiões de São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, oeste do Mato Grosso, Rondônia e extremo sul de Goiás. Há possibilidades de que essas chuvas também venham a atingir áreas produtoras de milho safrinha da metade sul de Goiás, do Mato Grosso e até mesmo do cerrado mineiro.

                Contudo, essas chuvas serão de baixa intensidade e bem localizadas. Mantendo, desse modo, as condições desfavoráveis ao milho safrinha. Somente em São Paulo e no Paraná é que as condições irão melhorar muito, devido a ocorrência das chuvas. Além disso, tais condições meteorológicas irão beneficiar o plantio do trigo no Paraná, no Mato Grosso do Sul e Paraguai. E os trabalhos de colheita da cana de açúcar e do café terão que ser paralisados nesse início de semana, mas não haverá prejuízos às culturas, uma vez que serão chuvas passageiras. Até pelo contrário, as chuvas irão elevar, mesmo que parcialmente os níveis de umidade do solo, permitindo melhores condições ao plantio e desenvolvimento dos canaviais.

                Tempo aberto e sem previsões para chuvas na região leste e norte do Mato Grosso, metade norte de Goiás, região central e norte de Minas Gerais e todo o Matopiba. Tanto na região Norte quanto no Nordeste a semana será marcada pelas chuvas sobre as faixas norte dessas regiões.

Por: Marco Antonio

image001 image002 image003 image004

Outras Notícias