Semana começa com chuvas na faixa central do Brasil

Uma frente fria avança pela faixa central do Brasil nesse começo de semana e com isso, a segunda-feira deverá ser marcada por chuvas no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul e sudeste de Minas Gerais. Também há uma linha de instabilidade sobre a metade sul da Bahia, onde pancadas de chuvas poderão ser registradas nesse começo de semana. Atingindo, até mesmo, áreas da região oeste da Bahia e central do Tocantins. Nas demais regiões do País, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas nessa segunda-feira. Contudo, com o avanço dessa frente fria pela região Sudeste, entre amanhã e quarta-feira, novas pancadas de chuvas poderão ser registradas sobre as faixas oeste, central e sul do Mato Grosso, sul de Goiás, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e norte de Santa Catarina e Paraguai. No Rio Grande do Sul, faixa leste do Mato Grosso, metade norte de Goiás e todo o Matopiba e metade sul do Pará, seguirão com tempo aberto e sem previsões para chuvas essa semana.

                Essas chuvas previstas e que ocorreram no final de semana em várias regiões do Sul, Sudeste e Centro-oeste possibilitarão a manutenção da umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento do milho safrinha, trigo e também da cana de açúcar. Mas por outro lado, atrapalharão a realização os trabalhos de colheita do café, da cana de açúcar e do milho safrinha. Cafeicultores do norte do Paraná e sul de São Paulo já se queixam das chuvas, pois esse excesso de umidade que vem sendo registrado nessa segunda quinzena de maio, já está causando perdas na qualidade dos grãos. Além disso, triticultores também mantém paralisada o plantio, mas nesse caso, não há risco para a cultura.

                Com relação as temperaturas, apesar da previsão de temperaturas um pouco mais baixas em todo o Centro-Sul do Brasil ao longo dessa semana, não há indícios de que possa ocorrer formação de geadas. As temperaturas seguirão o padrão de outono.

image001 image002 image003

Por: Marco Antonio