Semana começa com tempo firme e frio

Previsão do Tempo - 2 de Maio de 2016

A primeira semana de maio começa com tempo firme em grande parte do Brasil e temperaturas ainda baixas no Centro-Sul. Somente no final da semana, entre a quinta e sexta-feira é que o tempo muda na região Sul, por conta do avanço de uma frente fria. Até lá esse tempo seco permitirá a realização da colheita do arroz e da soja no Rio Grande do Sul, bem como o plantio das lavouras de inverno, como trigo no Paraná.  Bem como a colheita da cana de açúcar e do café nas regiões Sudeste e Centro-oeste. Porém, para a cultura do milho safrinha tais condições meteorológicas continuarão sendo desfavoráveis, uma vez que as chuvas ocorridas na semana passada foram muito irregulares e de baixa intensidade na maioria das regiões produtoras, com exceção apenas para algumas áreas do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

                As geadas registradas nos últimos 4 dias não atingiram áreas produtoras e com isso, não houve perdas que merecessem ser reportadas. E mesmo com a previsão de temperaturas ainda baixas ao longo de toda essa semana, não há mais riscos para ocorrência de geadas.

                Com o avanço de uma nova frente fria no final dessa semana sobre o Sul do Brasil estão sendo previstos que esse sistema se desloque também sobre a região Sudeste, onde poderá organizar áreas de instabilidade e provocar novas pancadas de chuvas sobre as regiões produtoras do Sudeste e Centro-oeste entre esse próximo final de semana e começo da semana que vem. Contudo, a quantidade e qualidade dessas chuvas serão muito parecidos com as que ocorreu na semana passada. Ou seja, poderão atrapalhar o andamento da colheita da cana e do café, mas para o milho safrinha não terão volumes suficientes para reverter o estresse hídrico.

image001 image002 image003 image004 image005

Outras Notícias