Semana começo como verão e termina como inverno rigoroso

A semana vai terminando e as previsões se confirmando. Depois de um longo período de tempo seco e extremamente quente, a frente fria e a massa de ar polar conseguiram romper o bloqueio e trouxeram chuvas e frio a quase todo o País. As chuvas que ocorreram nesses últimos 3 dias foram muito desuniforme, onde os volumes oscilaram entre 5 a 40mm sobre uma mesmo região. Assim, culturas como milho safrinha, ainda continuam em risco. Bem como para as culturas da cana de açúcar, café e citros onde esse baixos volumes de chuvas em várias regiões não favorecem o desenvolvimento das plantas. Além das chuvas o frio também está marcando a semana, pois as temperaturas despencaram nessas últimas madrugadas, onde foram observadas formação de geadas em várias microrregiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entretanto, não houve danos ao milho safrinha e nem tão pouco ao café.

                E para essa sexta-feira gelada ainda em todo o Centro-Sul do Brasil, a previsão é que venham a ocorrer pancadas de chuvas sobre o norte de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Pará e nas faixas oeste do Maranhão e extremo sul do Piauí. E amanhã essa frente avança mais um pouco pela faixa leste do País e irá provocar chuvas sobre boa parte do Matopiba. E aos poucos essa massa de ar polar estará perdendo forças e com isso, o frio mais intenso dará lugar a um clima tipicamente de outono, ou seja, madrugadas e início de manhãs mais frias e dia com elevação das temperaturas. Porém, não há previsões de chuvas sobre as regiões produtoras de milho safrinha do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo nos próximos 10 dias. As chuvas só deverão retornar à região Centro-Sul entre o próximo final de semana e começa da semana do dia 09/05. Nesse período as chuvas deverão ficar concentradas sobre o norte das regiões Norte e Nordeste.

                Portanto, as condições ainda se manterão desfavoráveis ao milho safrinha e ao desenvolvimento das demais culturas de 2ª safra. Bem como para as culturas da cana de açúcar e café. Porém, esse tempo firme possibilitará a plena realização da colheita da soja e do arroz no Rio Grande do Sul, cana e café no Sudeste e Centro-oeste e o plantio do trigo no Paraná e em Minas Gerais.

image001 image002 image003 image004 image005