Seminário apresenta resultados do Programa Produtor de Água

O Seminário do Programa Produtor de Água, de 17 a 19 de março, no auditório da Agência Nacional da Água (ANA), em Brasília (DF), tem o objetivo de apresentar ações e resultados dos projetos em andamento no âmbito do Programa Produtor de Água e promover a integração, a troca de experiências e a capacitação em novas iniciativas.

A programação conta com apresentação do panorama nacional e na bacia do Ribeirão Pipiripa, DF, do Programa Produtor de Água e do Programa Conservador de Águas de Extrema, MG. No último dia haverá visita técnica ao Programa na Bacia do Pipiripau.

Em mesa redonda do primeiro dia, o pesquisador Ricardo Figueiredo abordará sobre o início da participação da equipe da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), junto aos parceiros do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), em atividades de monitoramento e pesquisa no município de Extrema.

Conforme o pesquisador, “a instrumentação de microbacias em área trabalhada pela iniciativa local de pagamento por serviços ambientais deverá responder a questões ligadas ao aumento do conhecimento em relação à dinâmica temporal da variação da quantidade e qualidade da água observada em eventos de chuva, quando é mais intenso o transporte de sedimentos e água”, diz.

Os resultados dessa ação colaborarão para dimensionar-se a importância das atividades do Programa implementado a vários anos em Extrema e conferir o comportamento, durante esses eventos, além de alguns indicadores de qualidade de água já utilizados. Figueiredo irá também informar sobre o início de um programa de conservação similar em Jaguariúna, onde a equipe da Embrapa Meio Ambiente também tem atuado.

Além disso, serão apresentados programas de monitoramento pelo Cena, pelo Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas (USP), pela Escola de Engenharia de São Carlos, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), pela The Nature Conservancy Brasil (TNC), pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e pelas Unidades da Embrapa Cerrados e Meio Ambiente

O Programa Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), tem como foco a redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural. O objetivo é propiciar a melhoria da qualidade da água e o aumento das vazões médias dos rios em bacias hidrográficas de importância estratégica para o País.

É um programa de adesão voluntária de produtores rurais que se proponham a adotar práticas e manejos conservacionistas em suas terras com vistas à conservação de solo e água.

Como os benefícios advindos dessas práticas ultrapassam as fronteiras das propriedades rurais e chegam aos demais usuários da bacia, o programa prevê a remuneração dos produtores participantes.

Por: Embrapa