Senado dos EUA vota a favor da USMCA

O Senado dos Estados Unidos aprovou o acordo comercial EUA-México-Canadá (USMCA) com 89 a 10 votos. O acordo comercial foi previamente aprovado pela Câmara dos EUA em 19 de dezembro de 2019 com uma votação bipartidária de 385 a 41, o que significa que agora passa para a mesa do presidente dos EUA, Donald Trump, para aprovação.

De acordo com a USMCA, todos os produtos alimentícios e agrícolas que tenham tarifas zero ao abrigo do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) continuarão desfrutando de acesso tarifário zero aos mercados das nações parceiras.

“É o primeiro acordo que contém padrões trabalhistas e ambientais fortes e aplicáveis que ajudarão a nivelar o campo de jogo dos trabalhadores americanos”, disse o representante comercial dos EUA Robert Lighthizer. “É o primeiro acordo comercial que abraça a promessa da economia digital e aumenta a vantagem competitiva da América em tecnologia e inovação”, completa.

“É o primeiro acordo com disciplinas fortes e exequíveis contra subsídios injustos que distorcem o mercado e manipulação de moeda. E é o primeiro acordo comercial que contém uma cláusula de ‘pôr do sol’ que dará às administrações futuras alavancagem para garantir que, diferentemente do desastre ocorrido no NAFTA, a USMCA nunca fique desatualizada e desequilibrada. A USMCA é agora o novo padrão ouro contra o qual todos os futuros acordos comerciais serão julgados”, completa.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o Canadá e o México são o primeiro e o segundo maior mercado de exportação de alimentos e produtos agrícolas dos Estados Unidos, totalizando mais de US $ 39,7 bilhões em exportações de alimentos e agricultura em 2018.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: DP Pixabay