Senar capacita técnicos para o projeto de Paisagens Rurais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) capacita nesta semana profissionais que vão atuar no projeto Paisagens Rurais no Tocantins na metodologia de Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA).

O projeto Paisagens Rurais vai beneficiar quatro mil propriedades rurais da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) gratuita.

A coordenadora do projeto Paisagens Rurais no Senar, Bárbara Evelyn Silva, explica que as atividades do projeto devem iniciar ainda neste mês no estado. “Os técnicos de campo precisam entender de maneira detalhada como poderão utilizar essa ferramenta para auxiliar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das propriedades que receberão a produção assistida”.

“A metodologia ISA permite a análise de risco de fatores ambientais, sociais e econômicos da propriedade rural. Essas informações são resultado da análise espacial da propriedade por meio do Cadastro Ambiental Rural, entrevistas com produtores rurais e seus familiares e análise visual da propriedade. Tudo isso compõe os 21 indicadores do Índice de Sustentabilidade da unidade produtiva amostrada”.

A partir dessas informações, o técnico e o produtor rural têm elementos suficientes para elaborar o plano de adequações ambientais e tecnológicas, tomada de decisões e o monitoramento do trabalho desenvolvido durante o processo de Assistência Técnica e Gerencial.

Com carga horária de 24 horas, a capacitação virtual segue até sexta (10) com a participação de cinco técnicos de campo e um supervisor do projeto Paisagens Rurais.

Amaury Carvalho da Silva é um dos técnicos participantes. “A ferramenta ISA vai ser de extrema importância no trabalho, pois vamos conseguir analisar os dados e objetivos que o produtor rural precisa alcançar para obter alta produtividade e sustentabilidade da atividade agropecuária”.

Sobre o projeto

O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.

Fonte: CNA

Crédito: DP Pixabay