Senar Goiás inicia capacitação de professores para o Programa Agrinho 2015

Iniciando a rodada de Capacitação do Programa Agrinho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) realizou, na última terça-feira (17) a abertura da primeira turma de 2015. Com a presença do presidente José Mário Schreiner, cerca de 130 professores de todo o Estado participaram de um dia de palestras e apresentação sobre o programa que tem como tema, neste ano, Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente. O evento foi realizado na sede do Senar Goiás, em Goiânia.

Dando boas vindas aos educadores, José Mário agradeceu a disponibilidade e interesse dos presentes e afirmou que, a cada ano, cresce ainda mais seu carinho pelo Programa Agrinho. “Estamos cuidando daquilo que o país tem de melhor: nossas crianças. O Agrinho é nosso menino de ouro, porque é por meio de ações como estas definiremos o que será do Brasil daqui a 10 ou 20 anos. Este é o legado que vamos deixar”, completou emocionado.

José Mário ainda falou dos últimos protestos da semana e da situação econômica complicada que o Brasil enfrenta e completou dizendo que: “o Brasil que nos envergonha é um Brasil da minoria. Não podemos desistir de nosso país”.

Superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo explicou o funcionamento da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Senar Goiás, Sindicatos Rurais e a cadeia que liga as instituições à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Antes atuante apenas na Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), o Senar Goiás agora atua na realização direta da educação, com cursos técnicos, faculdades de tecnologia, ensino à distância, e programas especiais como o Agrinho e o Pronatec, por exemplo.

Representante da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduci), o superintendente do Ensino Fundamental, Thales Lima Mazoncanti parabenizou o Sistema pela iniciativa e parceria. “Deixo aqui meu abraço aos professores que passam pela multiplicação e auxiliam no crescimento de nossas crianças como cidadãos. Sou apaixonado pela educação e como é importante saber que temos tantos professores dispostos. Vocês vão engrandecer ainda mais esse projeto”, finalizou.

Professor Empreendedor
Michele Santos, mestre em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pesquisadora de Harvard Business School foi a convidada para ministrar a palestra “Professores Empreendedores. A palestrante, que também é professora falou da importância de a educação contar com professores motivados. “Na época de festa junina, por exemplo, temos sempre um professor que quer tomar a inciativa, organizar a quadrilha, este é o professor empreendedor. Só de vocês estarem aqui, participando do Agrinho, já significa que vocês são diferentes”, concluiu.

Programa Agrinho: saiba mais
Há oito anos, o Senar Goiás realiza o Programa Agrinho envolvendo crianças da educação infantil e do ensino fundamental da Rede Pública em atividades pedagógicas relacionadas a temas como cidadania, saúde, esporte meio ambiente e responsabilidade social. Por meio de um projeto de promoção social, o Agrinho premia trabalhos de alunos e professores referentes aos diferentes temas, que são definidos a cada ano. Em 2015, o tema é Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente.

Os prêmios podem ser disputados nas categorias Redação, Desenho, Desenho Especial, Escola Agrinho e Experiência Pedagógica. Os trabalhos de professores e estudantes concorrem a prêmios que vão de câmeras digitais a um automóvel zero quilômetros, sempre no final de cada ano.

Por: Catherine Moraes