Senar Goiás lança nova edição do Programa Agrinho

Solenidade ocorrerá nesta sexta-feira (23), no auditório da Faeg 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), realiza na próxima sexta-feira (23), às 15 horas, no auditório da Faeg, a solenidade de lançamento do Programa Agrinho. O evento terá a apresentação de Stand Up da Agência Q9. A proposta do lançamento é divulgar os objetivos do Agrinho e convidar o público a participar da edição deste ano, que terá como tema ‘O Brasil que queremos: seja protagonista’.

Desenvolvido em Goiás desde 2008, o programa visa incentivar a prática pedagógica por meio de projetos que contemplem a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando melhorias constantes de hábitos e atitudes. O Agrinho é voltado para estudantes de escolas públicas – municipais e estaduais -, professores, gestores escolares e comunidades em geral. Ao todo, cerca de 200 municípios serão beneficiados pelo programa.

Alcance

Desenvolvido em quatro etapas, o programa envolve definição de tema e material pedagógico, lançamento de edição anual e capacitação de formador, formação inicial de agente educacional e desenvolvimento dos trabalhos, concurso Agrinho e premiação. Neste ano, o Senar Goiás pretende capacitar uma turma de instrutores. A primeira, entre os dias 20 a 23 de fevereiro.  No total, 40 profissionais foram habilitados.

A coordenadora de Ações e Projetos do Senar Goiás, Fátima Araújo, diz que a importância maior do evento é o legado deixado em cada município goiano. “Mais do que premiação e as ações desenvolvidas, o que fica não tem como mensurar. É muito grande a extensão do nosso programa, porque vemos rios revitalizados, praças arborizadas, escolas revitalizadas, entre outros. Todo esse envolvimento, a formação de hábitos e as atitudes do público participante são grandes conquistas trazidas pelo programa”, destaca.

Programação

O Agrinho encerrará suas atividades no dia 23 de novembro, com a premiação dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2018. Ao todo, serão 288 finalistas, que tiveram seus projetos avaliados pela Comissão Institucional Julgadora, organizada pelo Senar Goiás. A premiação é dividida de acordo com as 12 regionais do Sistema, são elas: Metropolitana, Centro Leste, Centro Norte, Norte, Médio Norte, Nordeste, Leste, Sul, Sudoeste, Oeste, Extremo Sudoeste e Vale do Araguaia.

Durante o último Programa Agrinho, o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, destacou que a classificação dos projetos atende ao tema proposto, seguindo os critérios contidos no regulamento do concurso. “Em Goiás, o diferencial do Agrinho é a confiança, o respeito que o programa desperta nas pessoas. Prova disso, é que recebemos cada vez mais participações e passamos a ser reconhecidos em todo Estado. Isso beneficia as comunidades onde o programa está inserido”, destaca.

Etapas

Além da divisão pelas regionais do Senar, o concurso do Agrinho é promovido em quatro categorias – Desenho, Redação, Município Agrinho.

Programa Agrinho

O Programa Agrinho é um projeto de responsabilidade social do Senar Goiás e visa promover educação, cidadania e consciência ambiental e outros temas, tendo a participação de escolas, professores, estudantes, parceiros e das comunidades atendidas. Há nove anos, o Programa estimula o desenvolvimento de projetos nessa temática e premia, anualmente, alunos e professores responsáveis pelos melhores trabalhos desenvolvidos em todo o Estado.

Serviço:
Solenidade de lançamento do Programa Agrinho
Data:
 23 de fevereiro
Horário: às 15 horas
Local: Auditório da Faeg – Rua 87, 662, Setor Sul, Goiânia (GO)

Fonte: FAEG